Veja algumas frases que podem ajudar a identificar o stress parental

pais
[Fotografia: Kindel Media/ Pexels]

A parentalidade pode ser algo muito desgastante e frustrante. Desafios novos aparecem todos os dias e as responsabilidades e exigências são uma constante.

As férias e o regresso às aulas podem ainda ser um pesadelo para um pai ou mãe que fica com o trabalho a dobrar e a vida ainda mais dificultada. De notar que também a pandemia trouxe consigo novos desafios que levaram alguns pais ao limite.

De forma a avaliar o nível de stress parental, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) desenvolveu uma checklist para ajudar a refletir sobre este problema.

“Educar crianças e jovens saudáveis e felizes pode fazer-nos sentir stressados, ansiosos, sobrecarregados, culpados, esgotados ou mesmo fazer-nos questionar se somos bons pais. Apesar de ser normal existirem essas tensões, o stress parental pode tornar-se um problema quando o desgaste faz perder o controlo”, lê-se em comunicado de imprensa.

Para que perceba melhor o seu estado no último mês, a OPP desenvolveu um conjunto de 15 afirmações que deve assinalar sempre que for verdadeira. Caso tenha assinalado mais de nove respostas ou se sentir preocupada, a OPP alerta que procurar um psicólogo pode ajudar.

Confira as afirmações da checklist criada pela OPP:

1. Sinto-me muito cansado/a, tudo é um esforço para mim.

2. Sinto que cuidar do meu filho/a consome mais energia do que aquela que tenho.

3. Sinto-me ansioso/a, nervoso/a, preocupado/a ou irritável.

4. Sinto-me sem esperança, acho que vai tudo correr mal.

5. Sinto que não sou um bom pai/mãe.

6. Sinto-me triste, nada me anima.

7. Sinto-me sozinho/a e/ou não tenho a quem pedir ajuda ou apoio se precisar.

8. Sinto-me distante da minha filha/o.

9. Não consigo usufruir e tirar prazer dos momentos que passo com o meu filho/a.

10. Preocupo-me com a minha capacidade financeira para dar uma boa vida à minha filha/o.

11. Tenho dificuldade em equilibrar as minhas responsabilidades profissionais e parentais.

12. Sinto que não tenho tempo para mim e que ser mãe/pai tomou conta de toda a minha vida.

13. Não sei lidar com os comportamentos do meu filho/a.

14. Sinto que estou a falhar como pai/mãe.

15. Não aguento mais ser mãe/pai. Tenho vontade de fugir.

Caso tenha assinalado apenas uma a três respostas o teste indica que “parece estar a lidar bem com as exigências e os desafios da parentalidade. Lembre-se que é natural sentir algum stresse e preocupação enquanto pai ou mãe. Cuide da sua Saúde Psicológica e do seu bem-estar”.

Já se colocou o certo em quatro a oito respostas a OPP diz: “Em diversos momentos é natural sentir stresse e sentimentos de sobrecarga enquanto pai e mãe. A parentalidade é uma tarefa muito exigente e desafiante e todos podemos sentir dificuldade e precisar de ajuda. Fale com pessoas em quem confia sobre aquilo que o preocupa, reserve tempo para cuidar de si e procure ajuda – um Psicólogo pode ajudar”,

No entanto, se assinalou mais de nove afirmações a OPP recomenda que procure um psicólogo: “Quando nos sentimos exaustos e sobrecarregados com os desafios da parentalidade, devemos procurar ajuda. Um Psicólogo pode colaborar connosco e ajudar-nos a pensar de forma mais clara e a encontrar estratégias para resolvermos as nossas dificuldades. Ligue para o Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24”.