Veja cinco mitos sobre a gripe e a Covid-19

pexels-andrea-piacquadio-3807629(1)

A altura das gripes e das constipações chegou e muitos têm receio não apenas de confundir os sintomas com a Covid-19, como também de ficar mais vulneráveis nestes meses mais frios. Mas existem alguns mitos que devem ser falados e desvendados, para que a desinformação não vença perante o medo.

Sabemos que os meses de outono e inverno são também sinónimo de meses em que outro tipo de doenças respiratórias e infecciosas, como as gripes, vêm também mais ao de cima e requerem mais cuidados.

Segundo o Huffpost, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças afirmam que é “provável” que os vírus que causam a gripe e os vírus que causam o Covid-19 estejam a circular em conjunto neste outono e inverno. É uma “perspetiva inquietante”, especialmente para aqueles em categorias de alto risco. E a desinformação não ajuda nesta altura.

O mesmo meio de comunicação falou com alguns especialistas que reuniram os cinco maiores mitos sobre a gripe e a Covid-19 e o Delas.pt reúne-os para cima. Veja abaixo:

Mito: a gripe não será problema porque estamos a usar máscaras

Os médicos “esperam uma época de gripe mais leve, mas não apostam todas as fichas nessa teoria. À medida que as pessoas praticam o distanciamento social e físico, usam máscaras e fazem uma melhor higiene das mãos, pode melhorar, mas não é garantido”, afirmou Timothy Laird, diretor médico interino do Health First Medical Group.

Por vezes, “podemos até tomar a maior das precauções e mesmo assim apanhar o vírus. Tudo o que fazemos reduz o risco, mas não o elimina”, continou Aaron Milstone, epidemiologista e professor de pediatria da Johns Hopkins Medicine.

Mito: a vacina da gripe vai-nos tornar mais vulneráveis

A afirmação persistente de que a vacina contra a gripe nos torna mais vulneráveis não é verdade, dizem os especialistas. No entanto, podemos sim desenvolver uma reação semelhante à da gripe quando tomamos a vacina (incluindo dores musculares e febre), uma vez que o nosso corpo produz anticorpos.

“Podemos ficar com um braço dorido, ou até ter febre baixa ou garganta inflamada. Mas isso não é uma doença, é um efeito colateral experimentado por um pequeno número de pessoas com quase qualquer vacinação”, termina por explicar o mesmo especialista. A vacina em si não causará qualquer doença. Esse é um “equívoco fundamental que deve ser esclarecido agora, para que qualquer pessoa que relute em ser vacinado”, termina.

Por outro lado, é possível contrair a Covid-19 e a gripe ao mesmo tempo, o que pode ser “catastrófico” para o sistema imunológico, alertam alguns especialistas. Portanto, tomar uma vacina contra a gripe é particularmente importante.

Mito: a vacina da gripe pode interferir com a da Covid

Se uma vacina contra a Covid-19 estiver disponível durante a temporada de gripe, mesmo depois de já ter recebido a vacina da gripe, “não deverá haver nenhum problema em levar uma vacina subsequente a qualquer momento neste inverno”, afirmou Aaron Milstone. “Damos vacinas juntas várias vezes”, explicou, continuando que “o único momento em que, às vezes, nos preocupamos em separar as vacinas é quando aplicamos uma vacina viral viva – que não é o caso”, terminou por dizer.

Mito: a gripe e a Covid-19 são quase o mesmo

Não, os dois vírus não são os mesmos nem iguais. Não é verdade em termos de efeitos no corpo; em termos de quanto tempo as pessoas são contagiosas ou quão contagiosas são nem mesmo em termos de quem tende a ficar realmente doente. Existe uma “diferença epidemiológica”.

 

Mito: mesmo se apanhar a Covid, vou ter sintomas ligeiros

Ainda que existam várias semelhanças em alguns sintomas dos dois vírus, como febre, calafrios, fadiga e tosse, ambos são também vírus respiratórios altamente contagiosos. Portanto, de certa forma, sim, uma pessoa que adoece com gripe pode comportar-se da mesma forma que uma pessoa que adoece com a Covid-19. Mas nem sempre é assim.

“Existem alguns princípios comuns que devemos ter em mente. Primeiro, nós somos contagiosos”, afirmou Aaron Laird. “Proteja os outros. Use uma máscara se estiver com mais pessoas e saiba que todos devem praticar uma boa higiene das mãos e devemo-nos isolar tanto quanto possível. Em segundo lugar, hidrate-se e descanse”, acaba por aconselhar o médico.

No entanto, recorde-se que o tempo em que somos contagiosos pelos dois vírus é bem diferente. Numa gripe, se não tivermos febre por 24 horas, por norma deixamos de ser contagiosos. Já com a Covid-19, ainda que estejam a decorrer vários estudos, podem ser 10 dias ou bem mais.