Formas fáceis de por os seus filhos a ler e a escrever

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Joana Rombert é licenciada em Terapia da Fala, tem pós-graduação em Terapia Miofuncional e ainda formação de Terapeuta Familiar. Tem vários livros e estudos publicados e lança esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, um livro que promete ajudar todos os pais e professores na arte de ensinar – e incentivar – os mais novos a ler e a escrever.

O seu novo livro chama-se então Escrever Direito por Linhas Tortas; Jogos, dicas e atividades para pais e professores ajudarem as crianças na aprendizagem de leitura e de escrita e é editado pela Manuscrito. É ao longo de 264 páginas que a especialista dá dicas, elabora exercícios e sugere jogos didáticos aos leitores, para que seja mais fácil ou intuitivo ajudar os pequenos na arte de ler e escrever.

Escrito com o intuito de tirar dúvidas frequentes aos pais e professores, bem como apresentar diversas estratégias, atividades e jogos que facilitem o desenvolvimento das competências envolvidas na aprendizagem da leitura e da escrita desde o pré-escolar até ao 1º ciclo, este é um livro para ter em cima da cabeceira e ir consultando aos poucos.

Veja abaixo alguns dos conselhos e estratégias que a autora escreve no seu livro, para que seja mais fácil incentivar o seu filho a gostar da leitura e da escrita.

A escolha dos livros

Escolha livros que vão ao encontro dos gostos e vivências da criança. É importante que ela perceba que os pais escolhem aquele livro que é único e especial para si. Selecione também livros de acordo com a idade da criança, que sejam desafiantes, motivadores, mas que não sejam nem demasiado simples, porque a criança pode ficar desmotiva, nem muito complexos, porque pode sentir alguma frustração. Deixe também a criança escolher os livros que quer que lhe leia e faça-o em voz alta, de forma interessada e entusiasmante, despertando a sua imaginação e suscitando a sua curiosidade.

Estimular o pensamento

Para estimular respostas pensadas e mais elaboradas, evite fazer perguntas que sabe à partida que a criança conhece a resposta. Pode falar sobre o que aquele tema ou assunto lhe inspira e convidar a criança a partilhar a sua opinião. Ainda pode perguntar à criança como se sentiria ou reagiria naquela situação.

Criar hábitos de leitura

Leia para a criança transmitindo e partilhando o seu gosto e prazer pela leitura. Aproveite para ler todo o tipo de textos e formatos – histórias infantis, poemas, lengalengas, cantigas, notícias, artigos ou textos cómicos. Proporcione também momentos regulares de leitura, exploração de histórias, e incentive a criança a ser ela a leitora. Nestas primeiras tentativas de leitura aproveite para valorizá-la, fomentando assim a sua confiança enquanto leitora. Mesmo que a criança já saiba ler, não desista destes momentos. Vai também ajudar se associar a leitura ao dia a dia, a momentos afetivos, como sentar-se ao colo, o brincar, a hora de refeição ou de dormir.

Incentive o pensamento e a interação

Incentive a criança a manipular e a comentar os livros que escolhe, a explorar as ilustrações e a mostrá-las a alguém que lhe é próximo e com quem pode falar sobre elas. Os pais devem mostrar prazer quando a criança comenta os textos que partilha com eles.

Crie um espaço e ambiente para a leitura

Encontre um espaço específico de leitura e escrita, num local de fácil acesso para a criança, onde poderá ser autónoma nas suas escolhas. Pode ser um canto do quarto ou da sala com livros, revistas, jornais, folhas, canetas, letras móveis, carimbos com letras ou palavras. O que é importante é que haja material para ler e para escrever. Aproveite também esse espaço para fazer uma ligação entre a leitura e outras formas de expressão como o desenho, pintura, música ou dramatização. No caso da dramatização, construa fantoches em conjunto com a criança, faça vozes diferentes consoante as personagens e uso o nome da criança numa das personagens.

Seja a primeira a mostrar o exemplo

É essencial que a criança veja os pais a ler e a escrever, encorajando-a a essa aprendizagem. Mostre ainda a sua importância no dia a dia, pedindo ajuda para escrever a lista do supermercado, para escrever um e-mail, uma mensagem ou um recado e ajude-a a ler uma revista, jornal ou uma notícia do seu interesse.