Veja o mural que Vhils fez em homenagem a Marielle, a vereadora assassinada

O artista português Vhils criou um mural para homenagear a vereadora brasileira Marielle Franco, defensora dos direitos humanos e ativista contra a desigualdade social e de género, que foi morta a tiro no Rio de Janeiro, a 14 de março de 2018.

Da esquerda para a direita: Mônica Benício, viúva da Marielle, Vhils e Pedro Neto, diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal.

“Este ano, o Festival Iminente juntou-se à Amnistia Internacional para celebrar a coragem das mulheres defensoras de direitos humanos”, lê-se na mensagem da secção portuguesa da Amnistia Internacional. O mural, concebido por Vhils no âmbito da campanha BRAVE, pode ser visto no Panorâmico do Monsanto, em Lisboa, onde permanecerá depois de terminar o festival, que decorre entre hoje, 21 de setembro, e domingo, dia 23.

Em baixo, pode ver um vídeo que mostra a criação do mural:

Amnesty International x Vhils x Festival Iminente

Este ano o Festival Iminente juntou-se à Amnistia Internacional para celebrar a coragem das mulheres defensoras de direitos humanos. Integrando a campanha BRAVE, o artista visual Vhils criou um mural no Panorâmico do Monsanto em homenagem a Marielle Franco, uma das grandes defensoras de direitos humanos, que foi morta a tiro no Rio de Janeiro. Marielle foi eleita vereadora no Rio e destacou-se por denunciar violações de direitos humanos, especialmente contra jovens negros, mulheres e pessoas LGBTQI. A sua mensagem continua a inspirar pessoas em todo mundo, lembrando-nos que nunca devemos desistir de lutar pela justiça. Junta-te ao movimento aqui: https://www.amnistia.pt/marielle-mural-by-vhils-pt_This year, Festival Iminente joined forces with Amnesty International to celebrate the courage of women who stand up for Human Rights. Part of the BRVAE campaign, the visual artist Vhils created a mural at the Panorâmico de Monsanto, paying homage to Marielle Franco, one of the great human rights advocates of our time, who was shot dead in Rio de Janeiro. Marielle was elected as a Councillor for the city of Rio and stood out for denouncing human rights violations, especially against black youth, women and LGBTQI people. Her message continues to inspire people around the world, reminding us that we should never give up on fighting for justice. Join the movement here: https://www.amnistia.pt/marielle-mural-by-vhils-en/Anistia Internacional Brasil Amnistia Internacional Portugal Amnesty International#mariellefranco #marielle #mariellepresente #amnistiainternacional #amnestyinternational #direitoshumanos #humanrights #brave #festivaliminente #vhils #takeaction

Publicado por Festival Iminente em Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

 

“Com o projeto “Brave Walls” convidamos artistas a que se juntem para promover a consciencialização do trabalho e dificuldades das mulheres defensoras dos direitos humanos, criando obras artísticas por todo o mundo. Com esta obra em Portugal quisemos dar a maior visibilidade possível ao caso de Marielle Franco – não só para celebrar a sua vida, tão inspiradora, e continuar a luta pelas suas causas, mas também para garantir que é feita justiça no seu assassinato. É a expressão da Arte, de forma pacífica e audível, a exigir justiça e direitos humanos”, refere Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal.

Marielle Franco foi eleita vereadora no Rio de Janeiro e destacou-se por denunciar violações de direitos humanos, especialmente contra jovens negros, mulheres e pessoas LGBTQI.

Seis meses depois do seu assassinato continuam a faltar resposta. Várias ONGs e a viúva da vereadora, Mônica Benício – que está em Portugal para inaugurar o mural, criticaram, esta semana, a incapacidade das autoridades brasileiras em identificar assassinos de Marielle, assim como em reduzir os crimes violentos.

É oficial: 14 de março passa a ser o ‘Dia Marielle Franco’