Veja quanto o seu salário ‘emagreceu’ devido à inflação. Faça a simulação

sabotagem
[Fotografia: energepic.com/ Pexels]

A pandemia, a seca, a guerra na Ucrânia. Crises atrás de crises que estão a fazer disparar os preços a cada semana que passa. Um mês depois dia invasão por parte da Rússia o supermercado em Portugal, num cabaz de supermercado com 60 alimentos básicos, tinha já disparado, em média 10 euros. A subida dos combustíveis e da energia – mesmo com medidas que tentam fazer face ao aumento – estão a emagrecer severamente as carteiras.

Mas para ter uma noção mais real do peso da inflação no seu rendimento, a Pordata tem um calculador – que pode consultar aqui – que permite saber ao detalhe quanto é que o seu salário ou rendimento mensal diminuiu com a subida crescente dos preços, bastando para tal colocar na janela o valor auferido mensalmente.

Uma ferramenta que é relançada ao abrigo de um projeto de maior dimensão e que pretende assinalar o dia da Mãe e do Trabalhador, ambos que se assinalam este domingo, 1 de maio, de uma forma conjunta.

“A evolução histórica é notória, mas ainda há caminho a percorrer no que respeita à situação laboral das mulheres e mães portuguesas”, refere o comunicado enviado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). De acordo com a mesma entidade, “estes são também dados que permitem verificar as diferenças que as mulheres em Portugal apresentam face às dos restantes países da União Europeia e a sua vulnerabilidade face à pobreza e ao desemprego”.