Funeral da artista Helena Almeida realiza-se hoje em Lisboa

O velório da artista plástica Helena Almeida, que morreu na terça-feira, aos 84 anos, realiza-se esta quarta-feira, entre as 19h e as 23h, na Basílica da Estrela, em Lisboa, anunciou a família.

Na sexta-feira será realizada no mesmo local uma missa de corpo presente, a partir das 14h, saindo depois o funeral para o Cemitério dos Prazeres, também em Lisboa, de acordo com a família da artista plástica, num comunicado hoje divulgado.

Nascida em Lisboa, em 1934, Helena Almeida criou, a partir da década de 1960, uma obra multifacetada, sobretudo na área da fotografia, tornando-se uma figura destacada no panorama artístico português contemporâneo.

As fotografias de Helena Almeida, com formação em pintura, foram sempre registadas pelo marido, o arquiteto e escultor Artur Rosa, também nascido em Lisboa, em 1926.

Sobre o facto de Artur Rosa ter fotografado praticamente todos os seus trabalhos, Helena Almeida explicou, um dia, numa entrevista à curadora Isabel Carlos: “É sempre ele. Porque é importante que as fotografias aconteçam no lugar físico em que eu as pensei e projetei”.

A obra de Helena Almeida está presente em coleções portuguesas e internacionais como: Coleção Berardo, Lisboa; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Fundação Serralves, Porto; Centro de Artes Visuales, Fundación Helga de Alvear, Cáceres; Fundación ARCO, Madrid; Hara Museum of Contemporary Art, Tóquio; MEIAC – Museo Extremeno e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, Badajoz; Museu de Arte Contemporânea de Barcelona; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid; MUDAM – Musée d’Art Moderne Grand-Duc Jean, Luxemburgo; Tate Modern, Londres.

Atualmente, está patente na galeria Helga de Alvear, em Madrid, a mostra “Dentro de mim”, centrada no trabalho da artista portuguesa.

Veja algumas imagens de obras da artista na fotogaleria, em cima.

 

O adeus à artista plástica Helena Almeida