Vem aí mais uma onda de bilhetes grátis para o InterRail no outono

O dia Internacional da Juventude só se assinala no domingo, 12 de agosto, mas o presente chega já hoje. Fonte oficial da Comissão Europeia confirma que está a preparar nova vaga de bilhetes de InterRail para concurso a ser aberto no outono. “Os candidatos devem ter 18 anos no momento em que se candidatam”, revela o mesmo elemento, que especifica: “Ainda não há data definida para segunda ronda de bilhetes, mas irá, porém, acontecer este outono.”

A primeira vaga de bilhetes foi atribuída, recorde-se, este ano em Portugal, segundo quotas estabelecidas e calculadas de acordo com a percentagem da população. Por cá, foram concedidos 321 bilhetes (128 a raparigas, 193 a rapazes), de 15 mil previamente definidos para os 28 países que integram o programa.

Contudo, não foi revelado, até ao momento, quantos já iniciaram a viagem ou ainda esperam para que possam iniciar o InterRail para o qual terão sido escolhidos. Os InterRails, no entanto, já começaram a 9 de julho e têm de ter lugar até 30 de setembro.

O valor médio dos bilhetes ronda os 255 euros, embora possa haver exceções em casos em que os vencedores sejam oriundos de regiões insulares (não continentais) da Europa. Na galeria acima confira o que deve e não deve por na mala do seu filho, dicas que recuperamos das viagens de finalistas e que acontecem mais ou menos na mesma idade.

Houve dez vezes mais portugueses candidatos do que as vagas

Segundo os dados fornecidos pela Comissão Europeia, candidataram-se 3568 jovens portugueses de 18 anos – que nasceram no ano 2000 –, ou seja, dez vezes mais do que as vagas disponíveis. Aliás, Portugal foi o oitavo país que mais candidaturas submeteu ao projeto do DiscoveryEU, sendo precedido pela Alemanha (19 682), pela Espanha (11680, pela Holanda (9883), pela Itália (8769), pela Polónia (6365), pela França (5023) e pelo Reino Unido (3786).

No total, segundo os dados avançados pela entidade, foram 100 480 os rapazes e raparigas de 18 anos que se candidataram a obter um passaporte grátis para conhecer quatro países do ‘velho continente’.

Não avança, contudo, qual o sexo dos que conseguiram os tão aguardados bilhetes, nem revela quantos é que contam passar por Portugal. “Infelizmente, não podemos dizer porque os participantes podem decidir livremente por onde querem viajar (o que não controlamos) em casos em que eles escolhem a opção do passe flexível”, refere fonte oficial da entidade.

Recorde-se que, para que a candidatura fosse validada, seria preciso responder a cinco perguntas sobre a Europa e a uma sexta para desempatar e que inquiria sobre quantas candidaturas existiriam no primeiro concurso.

Imagem de destaque: Shutterstock

Cuidados de higiene íntima e sexual a ter nos festivais de verão

Tudo o que tem de fazer para se manter segura nos festivais de verão