Vem aí o Interrail grátis para quem faz 18 anos em 2018

interrrail_ shuttertstock

Se nasceu no ano de 2000 e gosta de viajar, ou se o seu filho está atingir a maioridade este ano e quer oferecer-lhe uma experiência de vida única, então saiba que tem de estar atento porque já está a ser posto em marcha o novo passe de interrail europeu gratuito.

A Comissão Europeia aprovou, na passada quinta-feira, 1 de março, um orçamento de 12 milhões de euros – incluídos no Orçamento para 2018 – que vai financiar o referido programa, permitindo aos jovens que entrem na idade adulta a possibilidade de viajar em praticamente todos os comboios dos países que integram a União Europeia.

Porém, segundo as contas apresentadas, aquele montante só vai permitir que 20 e 30 mil jovens percorram parte do “velho continente” (se se alargasse a todos, estima-se que seriam necessários mais de um milhar de milhão de euros).

A medida está incluída numa “ação preparatória” que, de acordo com a descrição orçamental, “vai dar-lhes [aos jovens europeus] uma oportunidade para explorar a Europa, mas também, mais importante, a possibilidade estabelecer a ligação entre as novas gerações e a identidade europeia e promover a consciência em torno dos valores comuns” do continente, refere o comunicado.

“É importante que possamos oferecer a todos os nossos jovens a oportunidade de alargar os seus horizontes e aumentar a sua experiência noutros países”, declarou o comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto. Tsibor Navracsicm considera, assim, que “a educação não é apenas o que aprendemos na escola, mas o que descobrimos sobre as culturas e tradições dos concidadãos europeus”.

Mas, como fazer para conseguir a viagem?

Apesar de a Comissão Europeia ter revelado que irá lançar uma campanha promocional para divulgar a iniciativa e abrir uma primeira fase de candidaturas, não são ainda conhecidos os todos os detalhes necessários para se obter o tão desejado bilhete ferroviário europeu. A entidade espera que os jovens que completem 18 anos em 2018 e que consigam luz verde para o seu pedido, iniciem o interrail já este verão.

Para já, e segundo avança o comunicado, os jovens que entram na maioridade devem candidatar-se através de “um sistema user-friendly”, que irá fazer a seleção de forma “imparcial e objetiva”. A entidade admite “uma competição aberta para selecionar” os pioneiros deste plano. No entanto, é importante salvaguardar que poderá não haver absoluta liberdade de escolha quanto aos destinos.

Segundo o mesmo documento, os felizes contemplados poderão ser encorajados a viajar por itinerários específicos com o propósito de “conhecerem mesmo a Europa (o que incluirá destinos menos populares)”. O comunicado vinca ainda que “o comboio será o principal modo de transporte, mas é possível que sejam encontradas alternativas, se necessárias, tendo em conta questões ambientais, bem como o tempo e a distância”.

No site Interrail.eu estão disponíveis todas as ofertas, bem como dicas e truques que ajudam a preparar um aventura desta dimensão. Contudo, apesar de a informação estar disponível em várias línguas como o inglês, francês ou espanhol, não existe, para já, em português.

Imagem de destaque: Shutterstock

7 dicas para viajar sozinha em segurança

Estes são os melhores destinos para mulheres viajarem sozinhas

Elas viajam sozinhas sem medo na bagagem