Vem aí um curso grátis para aprender a gerir finanças pessoais

woman hand taking credit card from black purse
[Fotografia: Istock]

Poupança, gestão das despesas e empréstimos, planeamento do orçamento familiar, decisões que estão a sofrer mexidas numa altura em que os rendimentos arriscam ter profundas alterações devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Para responder a esta nova conjuntura, a Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor (DECO) disponibilizou um curso gratuito via Web e no qual irá abordar as ferramentas disponíveis para as famílias. Intitulado ‘O Meu Dinheiro’. As inscrições podem ser feitas aqui.

Ao longo de quatro semanas de acesso gratuito à plataforma, e a contar da data de inscrição, esta formação “visa dotar os participantes de novos conhecimentos na área das Finanças Pessoais”, lê-se no site da DECO criado para o efeito.

O curso está organizado em quatro módulos: “Mudar relação com o dinheiro, Controlar créditos e analisar seguros, Orçamento familiar, Investir e multiplicar rendimentos”.

Entre os objetivos específicos definidos destacam-se o controlo “das despesas” e o aumento “das fontes de receitas através da gestão de um orçamento familiar”, a gestão “do dinheiro em família” e o planeamento financeiro, bem como a escolha dos produtos “mais adequados ao perfil de cada investidor”.

Esta é a quantidade de alimentos por pessoa por 14 dias segundo a DGS