Vem aí uma manifestação nacional de mulheres e 120 já apelam à participação

Lisboa - Dia Internacional Mulher
[Fotografia: Steven Governo/Arquivo]

No ano em que se completam 50 anos sobre a primeira Manifestação do Dia Internacional da Mulher em liberdade, as mulheres voltam à rua para lutarem por direitos e pela igualdade. O momento esta marcado para o dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, e vai ter lugar na Praça dos Restauradores (em caminhada até à Praça do Município), em Lisboa, a partir das 14.30 horas.

Em comunicado enviado às redações, o MDM – Movimento Democrático de Mulheres revela que, “até ao momento, mais de 120 mulheres de diversas áreas, profissões, atividades, setores da sociedade” vai juntar-se à manifestação. Mulheres que, refere a mesma nota, “acreditam na luta pelos direitos e pela igualdade que têm de travar, todos os dias, tornando mais forte o movimento de resistência contra as políticas que acentuam as desigualdades, discriminações e violências, o agravamento da pobreza e o não reconhecimento social do incontestável contributo de várias gerações de mulheres contra as guerras e pela paz”.

A entidade conta com a presença de “professoras universitárias, dirigentes de organizações sociais, dirigentes sindicais, autarcas, investigadoras, professoras, comerciantes, bailarinas, cantoras, atrizes, ex-deputadas na Assembleia da República e no Parlamento Europeu; e trabalhadoras das mais diversas áreas subscrevem este Apelo à participação na Manifestação Nacional de Mulheres, promovida pelo MDM. Uma adesão que cresce diariamente e por todo o País”.