Ver o Europeu em casa de amigos? Evite estes erros e cumpra as regras em tempo de covid-19

iStock-1164357769 (1)
[Fotografia: iStock]

O Europeu está quase aí, arranca a 11 de junho, e o desejo de voltar a ver a bola rolar entre seleções com os amigos não se perdeu no meio do isolamento imposto pela pandemia provocada pela covid-19. Porém, nada vai ser como dantes e as regras devem continuar a ser mantidas até porque a vacinação não chegou a todos.

Apesar de mais recolhidos, é bem possível que muitos adeptos acabam por se visitar em casa de outros para poder acompanhar as partidas. Para garantir a segurança de todos, veja abaixo o que pode e deve fazer se vai ver a bola a casa de amigos.

É importante lembrar que os abraços de celebração, os beijos ou os brindes para evocar um golo ainda não receberam convite para festas desta natureza, mas a promessa para voltar a estar junto pode bem superar as novas contingências.

Mãos, máscaras e gel

E se todos de10vem estar de máscara quando chegarem pelo menos até começaram e beber um primeiro aperitivo – diz o médico francês Alexis Hautemanière, médico epidemiologista e higienista e a propósito dps jantares de amigos em casa. O anfitrião tem mesmo de a usar quando começar a manusear os alimentos ou bebidas. “Assim que se preparam os pratos, há respiração e toque nos alimentos”, lembra o especialista.

Tal não descarta, como seria de esperar, a lavagem frequente das mãos quer parte de quem cozinha, quer por parte de quem chega e entra em casa. Ter gel hidratante disponível e acessível para os convivas logo à porta de casa é agora uma obrigação e uma nova regra de boa educação.

Distanciamento e evitar passear-se pela casa

Com espaços mais curtos, os encontros talvez tenham de ser mais faseados para comportar menos gente de cada vez. O objetivo é simples: manter-se. Uma distância de dois metros uns dos dos outros, vinca o especialista.

Ora, devem também ser evitados circuitos desnecessários nesse mesmo espaço. “Se tem o vírus e se se desloca, está a espalha-o nas superfícies em que coloca as mãos. Se alguém colocar as mãos e as levar à cara, haverá contaminação”, refere Hautemanière.

Servir logo em individuais

Petiscos, entradas, pratos e sobremesas devem ser servidos individualmente. O objetivo é evitar que os convivas se sirvam todos de um mesmo recipiente e não toquem na comida de todos depois de terem levado os dedos à boca.

Marcadores

Para que não haja troca de copos, pratos, talheres e guardanapos, é mesmo importante que estes estejam devidamente assinalados como o seu.

Desinfeção

Quando a festa acaba, é tempo de desinfetar tudo com um detergente como simples. Uma limpeza que deve contemplar todas as superfícies que foram tocadas, da sala à cozinha, à casa de banho, às portas.