Versace recriou o vestido que levou a Google a inventar a pesquisa de imagens

Este domingo, 2 de dezembro, a Versace apresentou pela primeira vez uma coleção em Nova Iorque. Também foi o primeiro desfile depois da casa de moda italiana ter sido adquirida pela Michael Kors por 2.1 biliões de dólares, o que poderá justificar a geografia escolhida para a apresentação.

Segundo Donatella, este foi um desfile de homenagem a Nova Iorque, através do qual quis juntar a tradição de Milão à energia e estilo eclético da cidade que nunca dorme. Mas as propostas pre-fall 2019 foram muito além disso, com uma verdadeira viagem pelos arquivos, de onde não foram apenas retiradas referências, mas fora repescados alguns modelos que marcaram a História da moda.

JLo nos Grammy Awards em 2000 e Amber Vallet a desfilar para a Versace a 2 de dezembro de 2018.

É o caso do vestido que JLo usou nos Grammys em 2000. Tratava-se de um modelo verde com estampado de palmeiras, um decote profundo até à cintura e manga comprida. Controverso, foi eleito por muitos como o vestido mais feio da cerimónia. Certo é que, por ser amado ou odiado, o vestido se tornou absolutamente viral. No Google a busca por JLo a usar aquele vestido foi tal, que levou a Google a criar a pesquisa de imagens, já que só assim conseguiria responder de forma imediata e assertiva a estas pesquisas. O modelo em questão pertencia à coleção primavera-verão 2000 e foi desfilado por Amber Valletta, a mesma modelo, hoje com 44 anos, que desfilou ontem com a sua nova versão. Desta vez o estampado de palmeiras foi trocado, e bem, por um padrão de corações criado por Jim Dine para casa de Gianni Versace em Nova Iorque.

Outra peça histórica que voltou às luzes da ribalta foi o vestido feito de alfinetes, que ficou imortalizado na imagem de Liz Hurley na estreia de ‘Quatro casamentos e um funeral’, em 1994. Não faltaram ainda os padrões barrocos, o cabedal, os drapeados presos e o estampado animal que tão característicos são da marca. Uma coleção com forte presença do passado mas com propostas de olhos postos no futuro, que contou com a presença de uma verdadeira chuva de estrelas: Irina Shayk, Kaia Gerber, Gigi Hadid, Hailey Baldwin e a portuguesa Maria Miguel.

Veja as imagens do desfile na galeria acima.

Imagens: Reuters

China: Dolce & Gabbana boicotada por alegados insultos racistas