Vestido de noiva de Diana já está em exibição. Reveja todos os detalhes

BRITAIN-ROYALS-FASHION
Vestido de noiva de Diana volta a ser mostrado em público em Kensington, Londres, 25 anos depois [Fotografia: Justin Tallis/AFP]

Dez mil aplicações de pérolas e lantejoulas, 140 metros de tule para o véu e uma cauda de oito metros. Estes são apenas alguns dos detalhes que caracterizam o vestido de noiva de Diana de Gales, que volta a estar em exibição a partir desta quarta-feira, 2 de junho, no Palácio de Kensington, me Londres.

A exposição Royal Style in The Making – que põe em evidência o estilo de Lady Di – tem nesta peça em tafetá de seda natural o expoente máximo, que volta a desfilar diante o olhar do público no ano em que se assinalam os 40 anos de um dos casamentos reais mais acompanhados da monarquia europeia, que teve lugar a 29 de julho de 1981, na catedral de São Paulo, em Londres.

casamento diana de gales vestido
[Fotografia: Arquivo Global Imagens]
A peça assinada por Elizabeth e David Emanuel apostava num design maximalista e rococó e tinha um propósito claro: fazer história. Fez isso e muito mais: definiu o que seriam as tendências de noivas nessa década e está ainda profundamente presente na memória coletiva.

Abaixo pode rever detalhes do vestido que está agora em exibição.

[Fotografia: Justin Tallis/AFP]
[Fotografia: Justin Tallis/AFP]
Vestido de noiva de Diana volta a ser mostrado em público em Kensington, Londres, 25 anos depois [Fotografia: Justin Tallis/AFP]
[Fotografia: Justin Tallis/AFP]
Esta exposição mostra peças raras e põe em evidência a relação entre criadores, artistas e elementos da casa real britânica e a importância que essa relação teve na construção da imagem da monarquia junto dos súbditos. Entre as peças em exibição, destaque também para o vestido usado pela Rainha Mãe na coroação do marido, Jorge VI, em 1937, e para algumas joias lendárias que voltam agora a poderem ser apreciadas pelo público.