Viagens pela estrada fora: a forma mais segura de o fazer

iStock-1094338146(1)

Devido à situação atual da pandemia da Covid-19, muitas são as pessoas que estão a repensar as suas tão desejadas férias. Entre optar por casas de férias, viagens de caravana ou locais com selo de certificação, a maioria pensa optar por férias dentro do país.

E se está com planos de viajar de carro, fazer uma tão famosa road trip, então há alguns pontos que deve ter em consideração de forma a manter a sua segurança e dos seus acompanhantes.

Recorde-se que é importante continuar a manter o distanciamento social, ainda que Portugal esteja na segunda fase de desconfinamento. O normal a que estávamos habituados é agora diferente e é imprescindível pensar em vários pormenores que vão garantir o sucesso da sua viagem e também impedir o contágio da Covid-19.

Ora veja abaixo algumas recomendações e faça a lista do que não deve ficar de lado no seu planeamento:

Opte por viagens mais curtas

Deverá primeiramente optar por viagens mais curtas. Se a ideia for uma viagem mais longa, como percorrer a costa vicentina, por exemplo, deverá colocar em causa vários fatores: conseguirá evitar múltiplas paragens para ir à casa de banho? Tem pessoas consigo, ou é, uma pessoa de risco? Quantas pessoas estarão no carro, de forma a conseguir conciliar todas as suas necessidades e diminuir o risco de contágios? Quanto tempo deverá demorar a viagem? Há que colocar todos os pontos em cima da mesa e planear tudo da melhor forma possível, diminuindo assim os riscos.

“Distâncias mais longas podem também significar mais paragens e mais exposição. Mas, se tomar as devidas precauções, o risco poderá ser minimizado”, afirmou Rachel Patzer, professora associada da Escola de Medicina da Universidade Emory ao Huffpost.

Prepara-se com tudo para pausa em casa de banho

Sejamos sinceras: vai haver alguma altura em que tenhamos de parar para ir à casa de banho. E como as bombas de gasolina, que são serviços públicos e abertos, serão as poucas das suas opções, há que precaver. Embora, à partida, exista higiene e papel higiénico nestes locais, vá prevenida e leve as devidas precauções, como álcool em gel, sabão e papel. Não se esqueça de desinfetar e forrar a sanita. Desinfete muito, mas mesmo muito bem as mãos. Se levar crianças pequenas que tendem a mexer em tudo, pondere mesmo um bacio para que consigam fazer as suas necessidades sem terem de ir à casa de banho.

Faça um planeamento exaustivo

Se, por norma, já costuma de planear ao pormenor as suas viagens, pois então faça-o ainda com mais rigor. Quais os sítios a passar, possíveis paragens, quais os pontos para colocar gasóleo ou ir à casa de banho, onde pode ir comer – não deixe nada ao acaso. Se precisar de dormir em algum local, veja também quais são as hipóteses e se garantem as regras e restrições de higiene e distanciamento. Se, por acaso, estiver a pensar ir visitar outro país, confira também se as fronteiras estão abertas e se não vai existir nenhum imprevisto. Em suma, veja todos os possíveis cenários e soluções.

Escolha locais sem muitas pessoas e tenha um plano B

Tente sempre passar por locais que não tenham muitas pessoas e, caso esteja, tenha sempre um plano alternativo em pensamento. Locais ao ar livre, como parques de piqueniques ou praias serão o ideal, mas certifique-se que estão pessoas suficientes que asseguram o distanciamento e a sua segurança. Evite locais demasiado “populares”. Tenha também algum plano alternativo caso se depare com algo fechado.

Cuidados ao colocar combustível

Dependendo da sua viagem, há também a probabilidade de ter de parar para abastecer – e estas acabam por ser zonas também movimentadas e com várias áreas que impliquem o toque. Opte por umas luvas e certifique-se que as deita no caixote do lixo mais próximo, nunca no chão. Ao tirar as luvas, veja também se não toca no exterior das mesmas, porque poderá ficar contaminada. Desinfete bem as mãos e nos objetos que toca como dinheiro ou cartões. Levar toalhitas, por exemplo, também é uma boa opção para limpar, de vez em quando, objetos como botões e manípulos.

Certifique-se que o carro está em condições

Ainda que a maioria das pessoas tenha muito cuidado ao fazer viagens de carro, é importante que retifique se está tudo em ordem, evitando desconfortos desnecessários. Ainda que saibamos que pequenos incidentes podem acontecer, o melhor é certificar-se que a probabilidade é pouca. Assegure-se que leva consigo alguns bens essenciais como bateria ou power bank para nunca ficar sem o telemóvel, lanternas, refletores e kit primeiros socorros.