‘Vidago Palace’ propõe amor proibido nos anos 1930

gravacoes-da-serie-vidago-palace-3

O amor proibido entre Carlota, filha dos condes de Vimieiro e noiva de César, e o jovem Pedro, empregado de um hotel, está na base da próxima série de época da RTP1. Um triângulo amoroso ao qual se juntam os Jogos Olímpicos de Berlim de 1936 e a Guerra Civil de Espanha (1936-39). São eles que compõem Vidago Palace, uma produção entre a Rádio e Televisão de Portugal e a CRTVG apresentada esta terça-feira no Centro Cultural de Belém e com estreia anunciada para dia 30, às 21.00.

Vidago Palace é a primeira coprodução de ficção entre a Rádio e Televisão de Portugal e a Corporación Radio e Televisión de Galicia (CRTVG), cujo protocolo foi assinado a 6 de junho do ano passado, no Porto. A minissérie será composta por seis episódios de 50 minutos cada, da autoria de Henrique Oliveira. O também realizador considerou esta terça-feira que Vidago Palace “tem um estandarte de produção internacional” e destacou o “patamar de qualidade extraordinária” como uma das vantagens da aliança com a CRTVG.

Aliás, ainda durante o decorrer das gravações, a produtora galega Portocabo conseguiu vender a série para o canal italiano RAI e para uma televisão polaca. Por isso, Daniel Deusdado, diretor de programas da estação pública, apresentou-a como “um primeiro passo para a aposta da internacionalização da ficção”. O responsável já tinha acrescentado ao Delas.pt que “este projeto nasceu pensado para um canal português com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual [ICA]”. “A partir do momento em que ganhou esse apoio, a RTP complementou o orçamento. Depois o Henrique [Oliveira] vai para o mercado à procura de uma coprodução na Galiza e nós associámo-nos imediatamente e fizemos as sinergias com a TV Galiza para tentar conjugar a exibição e para criarmos aqui uma relação mais estreita com a Galiza, que até agora não estava a funcionar”, elucidou.

Já Virgílio Castelo, consultor para a ficção da RTP, garantiu que o canal vai continuar a produzir e emitir séries históricas. No seu portfólio mais recente, a estação tem Conta-Me como Foi, E depois do Adeus, Os Filhos do Rock e Mulheres de Abril.

Mikaela Lupu, Margarida Marinho, Almeno Gonçalves, Beatriz Barosa, Pedro Barroso, David Seijo, Custódia Gallego, Maria Henrique, Eva Fernandez, João Didelet, Bruno Schiappa, Pedro Mendonça e José Mora Ramos estão no elenco de atores. Marinho destaca as gravações em Vidago, um “espaço com uma dignidade que não tem preço”. “Este décor é um momento único no panorama da ficção nacional”, rematou.