“Não precisa de ter uma medalha de ouro para o usar”, “Não partilhe mais do que uma vitória”, “No campo do amor, jogue limpo e peça consentimento” ou ainda “Jogo justo, jogo seguro, Consentimento primeiro”.
Estas são apenas algumas das mensagens que podem ser lidas nas embalagens de preservativos que estão a ser distribuídos na Vila Olímpica e que são mostrados ao detalhe no dia do arranque dos Jogos, que começam em Partis esta sexta-feira, 26 de julho.
Segundo informações oficiais, espera-se a distribuição de 300 mil preservativos nos próximos dias, dos quais 200 mil masculinos, 20 mil femininos e 10 mil preservativos orais.
Recorde-se que em Tóquio 2020 houve uma “proibição de sexo” e que foi decretada sobretudo devido à exigência do distanciamento social forçado devido à pandemia, mas essa interdição foi agora levantada, aplicando-se a mais de nove mil atletas.
Mas há regras e o ambiente de competição obriga a hábitos minuciosos. As horas de silêncio são das 22.00 às 7.00 horas da manhã do dia seguinte, estando proibida a música alta no quarto entre as dez e as onze da noite.