Viola Davis é a primeira intérprete afro-americana com três nomeações aos prémios que recompensam a indústria cinematográfica dos Estados Unidos. Conhecidos os filmes e os profissionais indicados para a edição de 2017, Davis recebeu uma indicação para a categoria de melhor atriz secundária para o filme dirigido e protagonizado por Denzel Washington, ‘Fences’.
A atriz ultrapassa, assim, Whoopi Goldberg, que detinha até agora o número mais elevado de nomeações enquanto atriz afro-americana. Ainda assim, Meryl Streep é a atriz que mais indicações obteve na história dos Óscares ao completar, em 2017, a sua 20ª nomeação.
Na disputa pelo prémio de melhor atriz na edição deste ano estão também Naomie Harris (‘Moonlight’), Nicole Kidman (‘Lion’), Octavia Spencer (‘Hidden Figures’) e Michelle Williams (‘Manchester by the Sea’).
No entanto, o papel de Viola Davis como Rose Maxson em ‘Fences’, realizado por Denzel Washington, valeu-lhe várias nomeações em outras cerimónias. Foi indicada, para a mesma categoria, nos British Academy Film Awards, NAACP Image Awards e Screen Actors Guild Award. Davis já conquistou um Globo de Ouro e um Critics’ Choice Award pela mesma personagem.