Viola Davis, a líder fria e sofisticada de um gang de ‘Viúvas’

‘Viúvas’, o novo filme de Steve McQueen com Viola Davis no principal papel, estreia esta quinta-feira, 15 de novembro, nas salas de cinema nacionais.

Cinco anos depois do oscarizado ’12 Anos Escravo’, o realizador volta com um filme que conta a história de quatro mulheres de Chicago – interpretadas por Viola Davis, Elizabeth Debicki, Michelle Rodriguez e Cynthia Erivo – a braços com dívidas deixadas pelas atividades criminosas dos seus falecidos maridos. Para isso, o quarteto vai ter de completar o assalto que deviam ter feito antes de serem mortos e saldar a dívida que deixaram para com perigosos traficantes.

Viola Davis interpreta Veronica, uma das viúvas. É uma mulher de classe alta, que depois de perder o marido (Liam Neeson) se aproxima das restantes viúvas, acabando por tornar-se a líder deste grupo de mulheres, forçadas a formar um gang para cumprir a missão criminosa que os maridos deixaram incompleta.

Neste filme, cujo argumento tem a coautoria de Gillian Flynn (‘Em Parte Incerta’), Viola Davis mostra mais uma faceta da sua versatilidade enquanto atriz, ela que nos deu personagens como Aibileen Clark, em ‘As Serviçais’, Rose Maxson, em ‘Vedações’, ao lado de Denzel Washington, ou a implacável Annalise Keating, da série ‘Como Defender um Assassino’.

“As pessoas tentam ser simpáticas com as mulheres, mostram-nas bonitas, aprazíveis, para o gozo do olhar masculino. Este filme não fez isso”, diz sobre ‘Viúvas’, numa entrevista à revista Vanity Fair.

É por isso, que o filme não mostra só uma personagem pronta para a ação. ‘Viúva’ é também um drama sobre esta Veronica, “que afinal tem um longo e doloroso historial de luto”, como assinala a crítica da NPR. Uma dor camuflada pela frieza com que conduz as ações do gang e enquadrada pela imagem de uma mulher altamente sofisticada e elegante. O glamour é outros dos elementos que não passa despercebido nesta personagem a que Viola Davis dá corpo e que também é marca da atriz nas looks que escolhe para a passadeira vermelha dos vários eventos em que participa, como pode ver na galeria, em cima.