Violência contra as mulheres. Marcelo pede fim de “silêncios cúmplices ou cómodas omissões”

Marcelo Rebelo de Sousa re-elected as Portugal's President
[Fotografia: Mário Cruz/EPA]

O Chefe de Estado emitiu uma nota no site da presidência e na qual evoca a importância e a necessidade da luta contra a violência exercida contra as mulheres, pede ação de todos. Uma mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa em dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala esta sexta-feira, 25 de novembro.

O Presidente da República “apela à ação de todos os portugueses e portuguesas para que, de forma efetiva e permanente, sejam erradicadas todas as formas de agressão contra as mulheres”, pedindo que “saibamos estar à altura do contributo indelével das portuguesas no desenvolvimento de Portugal, eliminando e combatendo, nas suas múltiplas formas, a violência contra as mulheres, e não compactuando com silêncios cúmplices ou cómodas omissões”.

Lembra “os números da violência doméstica gritantes”, a “desigualdade de que as mulheres portuguesas são objeto, nos mais variados contextos sociais e profissionais” e insta: “Devemos todos e todas unir-nos contra eles e contra o que representam, na vida de cada uma das vítimas e suas famílias, mas também no que revelam sobre a nossa comunidade”.

Ainda na mesma nota, Marcelo vinca “o papel insubstituível e extraordinário das mulheres na sociedade portuguesa, conquistado por mérito próprio, obriga cada um de nós a agir, a denunciar e a impedir toda e qualquer forma de violência contra as mulheres no nosso País”.

Recorde-se que esta sexta-feira, 25 de novembro, vai ficar marcada por um conjunto de protestos, vigílias e iniciativas contra as agressões, um pouco por todo o país.