Violência doméstica: Este ano foram assassinadas mais mulheres

violencia
Fotografia: DR

Este ano, até dia 20 de novembro, morreram 24 mulheres assassinadas em contexto de violência doméstica ou relações de intimidade, mais seis do que em 2017. Os dados, que serão apresentados esta quinta-feira, 22 de novembro, são do Observatório de Mulheres Assassinadas, da União Alternativa e Resposta (UMAR) e contabilizam as mulheres mortas por maridos e companheiros, ex-companheiros ou familiares próximos.

Os números confirmam a tendência de aumento deste crime já sinalizada no final deste verão, pela organização, que assinalava não só um crescimento dos homicídios – 21 mulheres mortas naqueles contextos, desde o início de 2018 – como um aumento da violência e do sofrimento com que são mortas.

“Este ano está novamente a contrariar, segue as tendências da última década e voltamos a um contraciclo”, disse na altura, à Lusa, Elisabete Brasil, da UMAR.

Vitimação continuada representa cerca de 80% das situações

Também esta quinta-feira, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) revelou as estatísticas relativas a vítimas de Violência Doméstica, entre 2013 e 2017.

Uma das conclusões do estudo, é que “a vitimação continuada representa cerca de 80% das situações”, correspondendo, em 2017 a 5724 casos reportados à APAV, e com 15,1% das vítimas a suportarem maus-tratos e agressões físicas e psicológicas durante um período de dois a seis anos.

Em cerca de 65% das situações, a residência comum é o local mais escolhido para a ocorrência dos crimes.

Entre 2013 e 2017, a esmagadora maioria das vítimas de violência doméstica registadas pela APAV eram mulheres. “Com idades compreendidas entre os 26 e os 55 anos (cerca de 41%), as vítimas de violência doméstica, eram sobretudo mulheres casadas (34%) e pertenciam a um tipo de família nuclear com filhos/as (41,9%)”, detalham as estatísticas da associação.

Neste período, a APAV registou 36.528 processos de apoio a pessoas vítimas de violência doméstica, valores traduziram-se num total de 87.730 crimes registados.

Todos estes números são revelados a poucos dias de se assinalar mais o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a 25 de novembro.

Nova campanha do governo pede à sociedade que não se cale e denuncie a violência doméstica