Publicidade Continue a leitura a seguir

Violência doméstica: “Deixas de ser tu própria. Não há nada”, revela Helena Laureano

[Fotografia: DR]

Publicidade Continue a leitura a seguir

A atriz, de 54 anos, sentou-se à mesa de Manuel Luís Goucha, na TVI, para uma entrevista de vida na qual recordou momentos difíceis, em particular episódios de violência doméstica de que foi vítima. Um deles chegou mesmo a terminar no hospital, mas não na polícia uma vez que Helena Laureano não apresentou queixa.

“Não dei queixa dele, fui para o hospital e não quis ser cosida”, contou a intérprete, que, na altura estava em Cabo Verde e ficou com a nádega esquerda magoada, tendo sofrido posteriormente com isso.

Enquanto vivia neste ambiente, a artista contou que se sentia “feia”. “Tu não gostas de ti, és feia, tu deixas de ser tu própria. Pensas que amanhã é outro dia”, disse.

Helena Laureano estava, inclusivamente, a dar vida na ficção a uma mulher que sofria exatamente com o mesmo problema. “A personagem de Rosa Fogo [na SIC] também tinha uma componente que se relacionava com a violência doméstica. Mas aí era catarse. [Fazer o papel] Ajudava. Ninguém sabia o que se passava comigo, ninguém fazia a menor ideia”, relatou.

Aliás, a atriz chegou mesmo a interpretar este drama ainda antes de o viver na pele, na novela da TVI Ilha dos Amores e ao lado do ator António Capelo. Por isso, como se submerge numa situação desta natureza depois de se ter abordado o problema? Helena Laureano explicou: “O amor é cego (pausa). Já passou, já perdoei. Amava aquele homem, dei-lhe tudo.”

Helena Laureano está, atualmente, sem trabalho. “Quando chegamos a este ponto é dramático”, concluiu. A atriz revelou que deu baixa dos recibos verdes “há dias” para se candidatar a apoio social, que pode rondar os 300 euros.