Violência doméstica eleita a palavra do ano de 2019

violência doméstica Istock
[Fotografia: Istock]

Mais de cinco mil votos únicos elegeram a ‘violência doméstica‘ como palavra do ano de 2019. Esta foi a escolha feita pela maioria dos portugueses que participaram nesta eleição promovida pela Porto Editora e num ano em que o número de mulheres assassinadas em contexto de intimidade voltou a subir, contrariando as descidas dos anos mais recentes.

O anúncio foi feito esta manhã de segunda-feira, 5 de janeiro, em Lisboa. Em segundo lugar e por uma diferença mínima de 0,1% ficou a palavra ‘sustentabilidade‘, dando mostras de, lê-se no comunicado enviado às redações, “uma crescente preocupação que o tema desperta na sociedade portuguesa perante as sérias ameaças que pendem sobre a vida coletiva em consequência das alterações climáticas”.

A desinformação, informa ainda a mesma nota, surgiu em terceiro lugar numa votação que contou com 20 mil votos únicos no site www.palavradodano.pt.

Ao detalhe, o resultado das dez palavras mais votadas e que refletem o espírito do tempo na informação, mas também nas redes sociais, são:

violência doméstica: 27,7%
sustentabilidade: 27,6%
desinformação: 13,8%
jerricã: 7,5%
nepotismo: 5,7%
seca: 4,3%
trotinete: 4,2%
lítio: 4,2%
influenciador: 4,0%
multipartidarismo: 1,0%

Recorde-se que, em 2018, ‘enfermeiro’ foi o termo mais escolhido pelos portugueses, seguido de ‘incêndios‘, em 2017, ‘geringonça’, em 2016, e ‘refugiado’, em 2015.