TVI “não faz nada para já” no caso de Bruno e Liliana, no BB Famosos. Assunto segue para a gala

Liliana-bruno
[Fotografia: DR]

“Crime”, escreve a cantora Carolina Deslandes. “Situações que parecem perigosas, abusivas e, sobretudo, um péssimo exemplo”, volta a reiterar Ana Garcia Martins, comentadora do Big Brother Famosos. Vozes que, a par de Madalena Abecassis ou Jessica Athayde, tomam a dianteira na denúncia do que vincam ser violência física e psicológica que está a ser exercida pelo ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho sobre a cantora Liliana Almeida. Tudo transmitido em sinal aberto e no âmbito do programa da TVI, Big Brother Famosos.

Anónimos que se juntam ao protesto e que neste sábado, 12 de fevereiro, manifestaram a sua opinião deixando mensagens no perfil de Instagram da diretora de Entretimento e Ficção da TVI. Cristina Ferreira, recorde-se, levou o tema da violência doméstica à sua revista homónima e tem defendido a causa pública contra o bullying, em particular o que é perpetrado no online. É agora o rosto do formato que está a indignar espectadores, cidadãos, famosos e anónimos.

Imagens do ex-dirigente desportivo a agarrar a companheira pela cabeça enquanto falavam incendiaram ainda mais um debate que ganhou proporções após o Delas.pt ter revelado, em primeira mão, na sexta-feira, 11 de fevereiro, de que a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima estava a receber pedidos de intervenção no formato e nesta alegada relação tóxica.

Este sábado, foram múltiplas as vozes que pediram à estação e ao formato para a aplicação de sanções e mesmo expulsão do ex-dirigente sportinguista.

Ao nosso site e um dia depois de ter dito que não fazia comentários, fonte oficial da TVI afirma que a estação, “para já, não vai fazer nada”, remetendo para a “gala de domingo”, que vai acontecer a 13 de fevereiro.

Se o tema vai ser ou não abordado e por quem ou o que vai acontecer neste direto televisivo – e no qual Bruno de Carvalho é um dos nomeados para sair – fonte oficial da estação nada adianta. Agora, o Delas.pt sabe que a questão “vai ser tratada e falada”, refere fonte próxima do formato.

Recorde-se que violência no namoro, tal como a doméstica, é crime público. Por isso, qualquer pessoa pode apresentar queixa contra o agressor. Motivo, aliás, pelo qual a APAV, com as ressalvas que fez, vincou ao Delas.pt que é possível fazer queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, para a estação e para as entidades competentes, neste caso a PSP, GNR e Ministério Público.

Confrontada com o facto de estar a difundir imagens de uma alegada relação tóxica, com comportamentos que podem incorrer em crime público, a TVI não emite qualquer posição.