Vista-se de branco enquanto pode

Use branco enquanto o verão não acaba porque se não o fizer é capaz de se arrepender. Não é que acreditemos que o mundo vai acabar até ao outono, até porque se sobrevivemos ao eclipse de dia 21 de agosto, somos capazes de cá andar por mais uns anos. Mas a verdade é que quando as folhas começarem a cair, a pele bronzeada e os dias quentes também se vão desvanecer por isso o melhor é usar a roupa branca agora.

Típica do verão, esta cor clara é ideal para nos defender dos dias mais quentes, já que reflete a luz solar em vez de a absorver, sendo por isso a cor mais fresca da paleta cromática. Além disso é a cor que mais contrasta com a pele bronzeada e por isso a que mais a realça. Duas qualidades que a tornam um tom ideal para os dias quentes. Mas como tudo na vida, esta tonalidade não tem só qualidades, por isso agora chegou a hora de falar dos defeitos: em primeiro lugar suja-se muito facilmente (o que também a torna mais difícil de usar nas estações de chuvas) e em segundo está a sua grande tendência para se tornar transparente, um problema que é facilmente resolvido com a lingerie certa, usar SEMPRE peças do tom da nossa pele e NUNCA peças brancas ou de cores fortes.

A tradição das noivas vestirem branco é recente e deve-se à associação desta cor à pureza. Sobre a identidade da primeira noiva a trajar branco existem várias teorias, alguns dizem que terá sido a Rainha Mary Stuart da Escócia que casou no dia 24 de abril de 1558 vestida de branco, em vez de usar o dourado que na altura era o indicado para a ocasião. Mas também há registos de Maria Médicis vestida de branco quando casou com o rei Henrique IV de França 25 de abril de 1600. E ainda pinturas em que a Rainha Vitória usa vestido e véu brancos no casamento com o Príncipe Alberto a 10 de fevereiro 1840. Se as pinturas destes três casamentos corresponderem à realidade, terá sido de facto a rainha Maria Stuart a primeira das três a trajar de branco.

Mas casar não é a única altura em que pode usar branco, por isso use e abuse desta cor enquanto ainda está bronzeada. Veja na nossa galeria a nossa seleção de peças brancas.


Veja também o vestido que fica bem com tudo.