
Especialmente em tempos pandémicos como aqueles em que nos encontramos, muito se tem falado sobre as formas de aumentar as defesas do nosso sistema imunitário, nomeadamente com a ingestão de vitaminas. A vitamina C é logo uma das que nos salta mais à mente, sendo que associamos sempre a uma boa dose de sumo de laranja. Mas, afinal, que mitos e verdades existiram sobre esta vitamina?
“A vitamina C é um nutriente muito importante para o nosso organismo, uma vez que se constitui como um aliado ao Sistema Imunitário”, afirma a nutricionista Mafalda Almeida, acrescentando que é especialmente importante “no contexto atual, em que os casos de Covid-19 não param de crescer e também com o regresso do frio, que pode vir acompanhado de constipações e infeções respiratórias. Por isso, nada melhor que esclarecer alguns e mitos e verdades sobre esta vitamina tão fundamental principalmente nesta altura do ano” termina por explicar.
Recorde-se ainda que, de acordo com um estudo recente, a maioria dos pacientes com Covid-19 tem também um défice de Vitamina D.
Se tem dúvidas sobre o que é verdade e mentira acerca desta Vitamina, pois então veja a lista abaixo, elaborada pela nutricionista Mafalda Almeida.
Mitos
A vitamina C é um nutriente que só está presente em frutas
Quando falamos em vitamina C, o primeiro alimento que nos vem à cabeça é a laranja e outras frutas como kiwi, morangos ou romã. No entanto, existem também outros tipos de alimentos que contém esta vitamina na sua composição, como por exemplo os pimentos vermelhos e verdes, brócolos, couve-de-bruxelas e batatas.
A vitamina C cura o covid-19
A vitamina C é um micronutriente importante para o bom funcionamento do sistema imunitário, deixando o nosso corpo menos suscetível a agentes externos, como os vírus. A vitamina C não cura a infeção causada pelo covid-19, mas ajuda o nosso corpo a ter uma maior capacidade de resposta. Sugere-se também, em alguns estudos, que a vitamina C possa ter um papel importante no combate à ansiedade. Numa altura de crise económica e pandémica em que os nervos de todos os portugueses andam mais à flor da pele, podemos ter maior atenção aos alimentos que consumimos e tentar dar preferência aos que contêm vitamina C, como laranjas e sumos de laranja, por exemplo.
A vitamina C cura o escorbuto
O escorbuto é uma doença que pode ser desencadeada pela carência de vitamina C no organismo. Logo, este nutriente não cura o escorbuto, mas se estiver inserido na nossa dieta ajuda a prevenir o aparecimento desta doença.
A vitamina C faz mal à nossa pele
O colágeno é responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade da pele. A vitamina C é fundamental para a produção natural de colágeno no organismo, prevenindo assim o envelhecimento da pele.
A vitamina C não previne problemas cardiovasculares
A vitamina C tem características antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.
Verdades
A vitamina C faz bem aos olhos
É verdade, a vitamina C ajudar a manter a saúde ocular, pois previne o aparecimento de doenças oftálmicas.
A vitamina C aumenta a absorção do Ferro
A vitamina C ajuda o nosso organismo a absorver outros nutrientes, nomeadamente o ferro. Alterando a estrutura do mineral para uma forma mais facilmente absorvida pelo organismo.
A falta de vitamina C aumenta o risco de infeções
A carência de vitamina C no organismo pode prejudicar a normal função do sistema imunitário, tornando o corpo mais suscetível a infeções.
A vitamina C pode ajudar a clarear as machas da pele
A tirosinase é uma enzima responsável pela produção de pigmentação, que causa manchas escuras na pele. A vitamina C é um nutriente que reduz a produção de tirosinase, promove a uniformização do tom de pele e clareia manchas.
A vitamina C pode prevenir doenças como Alzheimer
A vitamina C é um poderoso antioxidante capaz de combater os radicais livres, o que ajuda a prevenir a degeneração celular e o aparecimento de diversas doenças, como por exemplo o Alzheimer.