Nem só pela voz, nem só de forma presencial. Agora, as denúncias de todos os tipos de violência e de crimes podem ser feitas online, assegurando a gratuitidade e a confidencialidade. A garantia, bem como a iniciativa partem da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que apresentou estas novas funcionalidades na recém-lançada campanha intitulada “Há uma nova forma de comunicar”, e que pode ver no vídeo acima.

“Se as novas tecnologias vieram encurtar distâncias, no caso da APAV vieram também permitir o apoio a vítimas de crime, suas famílias e amigos/as, de forma mais simples e próxima”, justifica a entidade em comunicado. A APAV considera que, desta forma “disponibiliza os seus serviços de apoio, gratuitos e confidenciais através de Messenger e Skype, quebrando algumas das barreiras geográficas que a abrangência nacional da Associação ainda enfrenta”.


Já há uma aplicação concebida para apoiar as vítimas de violência doméstica


Importante sublinhar que a organização dispõe de “18 Gabinetes de Apoio à Vítima (…), bem como da Linha de Apoio à Vítima (116 006) número europeu gratuito de apoio a vítimas de crime, detido em Portugal pela APAV”.

Ainda na mesma nota pública, a entidade revela que “a campanha foi desenvolvida no âmbito do Projeto T@LK – apoio online para as vítimas de crime, promovido pela APAV e cofinanciado pelo Programa Justiça da União Europeia, com o objetivo de desenvolver o apoio online para as vítimas de crime e tornar os serviços de apoio à vítima mais acessíveis”.

Imagem de destaque: Shutterstock