Vocalista dos Aerosmith cria abrigo para mulheres mas não se livra de polémica

steven tyler

Steven Tyler, vocalista da banda Aerosmith, abriu, na semana passada, um abrigo para jovens mulheres abusadas e marginalizadas, nos arredores da cidade americana de Atlanta, noticiou a CNN.

Janie’s House é o nome da casa que o músico apadrinhou e na qual se envolveu diretamente, ajudando na decoração do espaço e participando em atividades com as mulheres acolhidas. O nome do abrigo é, de resto, inspirado no hit lançado pela banda em 1989, ‘Janie’s Got a Gun’, um tema que fala sobre uma jovem sexualmente abusada pelo pai.

A canção e este projeto recente partem da própria experiência que o músico teve nos anos 80, quando se submeteu a um tratamento de reabilitação do consumo de drogas e conviveu com mulheres vítimas de abusos.

“Quando estava na reabilitação, descobri que a maioria das mulheres que estavam lá tinham sido espancadas, agredidas física, verbal e sexualmente em grande número. Eram sete em dez, ou oito em dez”, recordou à CNN.

Mas é também do passado do passado que pende sobre Steven Tyler uma conhecida e polémica acusação de abuso e violência psicológica a uma namorada menor.

Em 1975, quando tinha 27 anos, o cantor namorou e engravidou uma jovem de 16. Com o consentimento assinado da mãe, Julia Holcomb foi viver com o músico e engravidou. Na sequência de um incêndio no apartamento do casal, a jovem acabou por ser hospitalizada e durante esse período Tyler pressiona-a a abortar, segundo contou a própria num ensaio publicado em 2011, refere o site de música Consequence of Sound.

O músico refuta a acusação na sua autobiografia, argumentando que a decisão de abortar foi tomada pelos dois, mas admite que cederam à pressão da ideia de que serem pais nessa altura, lhes iria arruinar o futuro.

Essa experiência, confessou Tyler no mesmo livro, levou-o a uma espiral destrutiva de abuso de álcool e drogas, que acabou por conduzi-lo, posteriormente, ao centro de reabilitação onde conheceu mulheres como as que hoje são acolhidas no abrigo que apoia.

Desde 2015, quando criou a sua própria fundação de solidariedade social, a Janie’s Fund, que o vocalista dos Aerosmith ajuda, em parceria com a organziação Youth Villages, raparigas em risco.

Imagem de destaque: Steve Marcus/REUTERS