A estreia, esta segunda-feira, 17 de dezembro, da versão do ‘Você na TV’, da TVI, no monte alentejano de Manuel Luís Goucha, está a ser um sucesso junto dos fãs do programa, na sua maioria mulheres.
Neste segmento batizado de ‘No Monte do Manel’, o apresentador abre as portas da casa do monte que tem em Monforte e o marido, Rui Oliveira, acompanha-o como anfitrião e com participações no formato. Para já, e a julgar pelas reações junto dos que habitualmente seguem as manhãs da TVI, no Instagram e na página oficial de Facebook de Goucha, a dupla está a ser um sucesso.
Há mesmo quem defenda que Rui Oliveira devia passar a dividir a apresentação do ‘Você na TV’ com Manuel Luís Goucha, entre elogios às suas prestações no programa e à química do casal, na vertente profissional, passando pelas semelhanças físicas e de estilo entre os dois.
Não é comum em Portugal um apresentador de televisão abrir as portas da sua casa para acolher um programa de entretenimento, revelando o lado privado da sua vida, em conjunto com o seu cônjuge. Mas foi mesmo essa a aposta da TVI e de Manuel Luís Goucha. “Aquilo que pretendemos é que as pessoas se sintam dentro de minha casa”, afirmou o apresentador em entrevista ao Jornal da Uma, depois da ante estreia do programa, passada na sexta-feira.
Esta é também a primeira vez que um apresentador assumidamente gay o faz na televisão portuguesa, e, até à data, as reações têm sido positivas e carinhosas, com vários comentários a celebrar a felicidade que transparece entre o casal. Um sinal “muito positivo” para a ILGA-Portugal, sobretudo tendo em conta a “visibilidade” e “audiência” do programa.
“No fundo, todos estes programas que vão surgindo e esta maior abertura também são um reflexo da diversidade que exista na sociedade. E, portanto, ela é de sobremaneira importante, tem de haver espaço para todas as pessoas, para elas mostrarem as suas possibilidades, porque estas também existem noutros contextos, noutras famílias”, explica, ao Delas.pt, Marta Ramos, diretora-executiva da ILGA.
Se por um lado, isso pode representar “uma normalização” social de casais e famílias LGBT, por outro, passa também “uma mensagem muito positiva que é dada a outras pessoas LGBT”, considera a responsável da associação.
O facto de o público do programa ser tendencialmente feminino e mais velho, não significa que seja necessariamente mais conservador, pelo contrário. As reações positivas ao casal, manifestadas nos comentários feitos nas redes sociais do apresentador da TVI, estão longe de surpreender a Associação de Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero.
“Nós temos experiências muito positivas com pessoas mais velhas, até por uma questão de experiência de vida. Já viram tanta coisa, que são muito mais abertos e abertas à diversidade do que muitas vezes públicos mais jovens.”
E se as redes sociais são, muitas vezes, palco de mensagens ofensivas, elas refletem igualmente a tendência oposta, como não só revelam as de apoio e simpatia ao formato televisivo que mostra parte da vida privada de Manuel Luís Goucha com o seu marido, Rui Oliveira, como as que são muitas vezes uma resposta direta a mensagens de teor homofóbico ou preconceituoso.
“Sabemos e estamos bastante cientes do discurso de ódio que existe ao nível das redes sociais, mas também vemos cada vez mais a reação adversa. Cada vez que há um comentário de ódio, há várias outras pessoas que intervém e que reconhecem que é um discurso de ódio e explicam logo à pessoa que ela está a ser homofóbica, racista ou xenófoba, e há cada vez mais denúncias às plataformas que gerem estes comentários”, exemplifica Marta Ramos.
“A verdade é que as redes sociais também têm este papel fundamental de veicular a diferença, a mudança e a diversidade.” E a televisão, neste caso, parece acompanhar a tendência.
A presença de Rui Oliveira na programação da TVI não se vai ficar pelo segmento ‘No Monte do Manel’, estando previsto continuar, em janeiro, no formato normal do programa, já com Maria Cerqueira a substituir Cristina Ferreira.
Na galeria, em cima, pode ver algumas imagens da estreia de ‘No Monte do Manel’.
AT
Marido de Goucha e Fátima Lopes de roupão vencem Cristina de rolos e pijama