“Votam cada vez mais nos candidatos competentes, que na maioria são mulheres”, diz Roberta Metsola

EP-135572O_Mestola-Lisbon
[Fotografia:; European Parliament Multimedia center]

Roberta Metsola, 44 anos, falou sexta-feira de manhã, 2 de setembro, a um grupo de jovens no coreto do Jardim da Estrela, em Lisboa, num dos eventos agendados para a sua visita oficial a Portugal. A presidente do Parlamento Europeu, terceira mulher a exercer o cargo mas a mais nova de sempre a ser eleita, falou abertamente com estudantes que quiseram saber as suas perspetivas do projeto europeu, presente e futuro.

Num ambiente descontraído e informal, a maltesa quis saber as preocupações das gerações mais jovens e, de entre o rol de perguntas que lhe foram colocadas, a última foi de uma menina que se mostrou curiosa quanto à perspetiva da líder europeia sobre a desigualdade de representação entre homens e mulheres. Em resposta, Metsola afirmou divertidamente que “tem havido uma evolução desde votar apenas em homens para votar nos candidatos mais competentes, mas acontece que na maioria das vezes são mulheres”.

Aproveitou ainda para sublinhar que, dos 14 vice-presidentes que tem enquanto presidente do Parlamento Europeu, oito são mulheres e revelou também que detesta dizer que as mulheres são o futuro, e entende que “as mulheres são o agora”.