Os alunos que estejam matriculados para os inícios dos ciclos de ensino (1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos) só vão receber os vouchers a 1 de agosto. Mas para os restantes anos – 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º – , o prazo começa esta terça-feira, 9 de julho, contando que cada manual terá o seu próprio ‘ticket’.
Este processo deverá ser feito na plataforma MEGA (que pode aceder aqui), sendo que os manuais escolares gratuitos – este ano alargado até ao 12.º ano de escolaridade – apenas estão acessíveis aos alunos que frequentem o ensino público. Segundo refere o Jornal de Notícias, esta candidatura não dispensa a consulta junto das câmaras municipais da zona onde a família reside, uma vez que algumas delas disponibilizam outros apoios pedagógicos, entre eles os livros de fichas.
Para quem teve acesso a manuais escolares gratuitos no ano passado, mas que não os entregou ou que não estejam em condições, este ano não terá acesso a este programa.
Recorde-se que parte dos manuais, sobretudo os do 1º ciclo, têm muitos picotados, autocolantes e zonas de preenchimento, o que é bastante impeditivo no que diz respeito à sua reutilização. O Jornal de Notícias avança, por isso, que as editoras têm agora três anos para fazerem os devidos ajustes.
Imagem de destaque: Shutterstock