Depois de fotografia “bastante lamentável” Web Summit chama mulheres ao palco

web summit montagem
Em cima, a imagem da polémica que colocou praticamente só homens no palco da Web Summit, 2018. Em baixo, o pedido de desculpa de Paddy Cosgrove, convocando o sexo feminino para o palco [Fotografia: MontagEM]

O presidente da cimeira de tecnologia Web Summit, Paddy Cosgrave, chamou esta quinta-feira, 8 de novembro, as mulheres empreendedoras ao palco para tirar uma fotografia, após ter circulado nas redes sociais uma imagem só com homens, entre os quais empresários e políticos, e sob o texto manipulado de Men Summit (Cimeira dos Homens, em tradução literal).

A imagem do primeiro dia, só com homens na frente de palco, que gerou polémica nas redes sociais. [Fotografia: DR]
“Na segunda-feira [dia de inauguração], chamei vários empreendedores ao palco para tirar uma fotografia. Queremos voltar a tirar essa fotografia”, disse Paddy Cosgrave no palco principal da Web Summit, que termina hoje em Lisboa. E pediu: “Se quiserem, juntem-se a mim em palco”.

Depois de uma primeira tentativa, o responsável comentou: “Temos de tirar uma segunda fotografia, são demasiadas mulheres”. Isso obrigou a atrasos no programa da cimeira, “mas ninguém se importa”, considerou Paddy Cosgrave.

Depois das fotografias, tiradas por fotógrafos no evento, ouviram-se aplausos na plateia, constatou a Lusa. A fotografia de segunda-feira tem circulado nas redes sociais com críticas à organização por promover o empreendedorismo no feminino e naquele dia apenas terem sido incluídos homens na imagem.

A Web Summit, desde logo, tem um programa destinado às mulheres, o Women in Tech, que permite que várias empresárias consigam bilhetes mais baratos para o evento.

Questionada pelo Delas.pt sobre a primeira imagem, a organização lamentou a invisibilidade feminina que a fotografia do dia inaugural da cimeira mostrou e a contestação daí resultante.

“Concordamos que é bastante lamentável”, assumiu numa resposta escrita, onde justifica, no entanto, que a imagem “infelizmente é uma reflexão da sociedade”.

“Estes são os fundadores das startups portuguesas. Queremos continuar a fazer mais para tentar mudá-lo dentro da industria da tecnologia; e agora que vamos ter mais dez anos em Lisboa, também queremos fazer mais para mudar isso aqui em Portugal”, refere a Web Summit.

A organização apresenta, a esse respeito, os resultados dos inquéritos realizados junto dos intervenientes femininos nesta edição, desde speakers, a investidoras, passando por fundadoras de organizações, a simples participantes, para darem a sua opinião acerca do cenário atual das mulheres na tecnologia.

“Quando questionadas sobre se na generalidade tem havido um maior equilíbrio dos géneros na tecnologia nos últimos 12 meses, 34% das inquiridas disseram que sim. Contudo, quando questionadas sobre se houve uma evolução relativamente às posições de liderança ocupadas por mulheres, apenas 17% concordaram que houve uma evolução em relação ao ano passado”.

Os resultados destes inquéritos levam a organização da Web Summit a concluir que “a indústria ainda tem um longo caminho a percorrer”. “Mas estamos muito comprometidos com essa causa” garantem os promotores daquela que é considerada a maior cimeira mundial do setor.

A Web Summit termina hoje no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), sendo esperados mais de 70 mil participantes de 170 países naquela que é a terceira de 13 edições previstas em Lisboa.

Imagem de destaque: Montagem DR

Assunção Cristas: “Nas redes, não gosto de reagir ao segundo nem ao minuto”