Whoppi Goldberg lança canal só de desporto feminino

49757753_2171225212
Whoopi Goldberg [Fotografia: Marleen Moise/Getty Images/AFP (Photo by Marleen Moise / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP]

Chama-se All Women Sports Network (AWSN) e quer congregar e exibir todas as modalidades desportivas praticadas por mulheres, diversificando, assim, uma oferta televisiva que tem estado mundialmente concentrada no desporto masculino.

A criadora do projeto é a atriz Whoopi Goldberg, de 68 anos e que esteve em Lisboa, Portugal, em outubro ao abrigo da participação no festival Tribeca, e a revelação foi feita em entrevista ao talk show The Tonight Show, conduzido por Jimmy Fallon. O AWSN “será a casa dos desportos femininos ao vivo, do mundo todo”, declarou a também humorista, exemplificando com modalidades como “o futebol, basquete, ténis, críquete, curling, o que quer que seja”. “Se uma mulher estiver a jogar, nós vamos mostrar”, prometeu.

A título pessoal, foi a desigualdade que sentiu na infância face ao irmão que levou Whoopi Goldeberg a criar um canal, cujo projeto está a ser preparado há 16 anos. “Sempre quis praticar desportos quando era pequena. O meu irmão jogava basebol, softball, basquet, tudo. A mimi diziam-me: “Ai, ai, miúda…’. Isso sempre me irritou. Então, desde há anos que tenho vindo a conversar e a defender a ideia de que seria ótimo se pudéssemos viajar pelo mundo, ter jovens atletas ainda a estudarem e para que pudéssemos crescer com elas”.

O canal já está ativo em países da Ásia, como a Índia, e no Oriente Médio, estando previsto que arranque esta semana nos Estados Unidos da América Neste momento, estão a ser exibidas competições como a Liga das Nações feminina da Uefa, ténis (WTA), futebol americano, volei de praia, basquet, críquete e ténis de mesa.