William e Harry deram o ‘sim’ e fãs vão rever vestido de noiva de Diana

diana
[Fotografia: Arquivo Global Imagens]

O vestido de noiva da princesa Diana vai voltar a ser visto em público. Os príncipes William e Harry aceitaram que a peça integrasse uma exposição que vai ter lugar a partir de 3 de junho, no Orangery of Kensington Palace. A informação foi revelada na segunda-feira, 26 de abril, pelos curadores do Historic Royal Palaces, que garantem que a icónica peça será a figura central de uma exposição de moda dedicada ao estilo da malograda Princesa do povo, que perdeu a vida num acidente de viação em 1997, em Paris.

Esta será a primeira vez – e após 25 anos – que o vestido de noiva, desenhado por Elizabeth e David Emanuel, será exibido desde que a princesa ainda vivia na residência. Citada pela revista People, a criadora da icónica peça referiu que vai “rever uma velha amiga depois de todos estes anos”. “Estive a olhar de novo para a peça e mal posso acreditar na quantidade de lantejoulas que costurámos. Vai ser uma exposição maravilhosa”, acrescentou. Recorde-se que o vestido de noiva, usado a 29 de julho de 1981, tem mangas de balão, laço, gola e corpete justo e conta ainda com a cauda mais longa da história real, medindo sete metros.

A exposição irá explorar e mostrar a relação entre os designers de moda e os seus clientes da família real ao longo dos anos. Entre as peças com valor histórico relevante que vão estar em exibição está também o vestido de coroação da rainha-mãe, de 1937.

Esta exposição de verão no Palácio de Kensington irá destacar alguns dos maiores talentos do design britânico, cujo trabalho foi fundamental para definir a identidade visual da família real ao longo do século XX”, afirmou o curador da mostra, Matthew Storey, citado em comunicado. “Vamos explorar como funcionava a parceria entre cada estilista e cliente, revelando o processo por trás da criação das comissões de alta costura mais importantes da história real. Embora um dos destaques seja, sem dúvida, o lindo vestido de noiva usado por Diana e desenhado por Emanuel, há mais surpresas reais na manga para os fãs de moda”, aditou.

Esta iniciativa vai integrar uma série de eventos comemorativos que pretendem evocar aqueles que seriam os 60 anos de Diana de Gales bem como os mais de 20 anos após a sua morte. A 1 de julho, a partir do Palácio de Kensington, será apresentada uma estátua da princesa e que foi encomendada por William e Harry.