Windsor quer expulsar todos os sem-abrigo antes do casamento real

O príncipe Harry e Meghan Markle têm casamento marcado para dia 19 de maio, na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, em Inglaterra. Simon Dudley, o líder do concelho da cidade (um cargo equivalente ao de presidente da câmara em Portugal), considera que a zona tem demasiados sem-abrigo e apelou à polícia local, através do Twitter, para resolver a situação, sublinhando que estas pessoas criam um “ambiente hostil”, tanto para os residentes como para os turistas.

link_famosos“Infelizmente há uma epidemia de sem-abrigo e de vadiagem em Windsor. Estou a escrever à polícia local pedindo-lhes que se foquem na resolução deste problema antes do casamento real”, escreveu Simon Dudley no Twitter. Num outro tweet pode ler-se: “Obviamente está previsto que o nível de interesse turístico se multiplique com o casamento real em maio de 2018, bem como as preocupações dos moradores com a sua segurança. Toda a situação também apresenta uma bela cidade com uma luz tristemente desfavorável.”

E não se ficou por aqui. Ainda no Twitter afirmou que em novembro teve conhecimento de casos de vários turistas que se viram obrigados a ir levantar dinheiro para dar aos sem-abrigo e que há alguns a fazer centenas de libras por semana, à custa da boa vontade dos outros, como se ser pedinte fosse uma profissão.

Em resposta a Simon Dudley, os responsáveis pela polícia local esclareceram, também no Twitter, que não receberam qualquer queixa de turistas que tivessem sido intimados por sem-abrigo para levantarem dinheiro.

Não tivemos relatos de que alguém tenha sido levado a caixas multibanco para levantar dinheiro“, pode ler-se no Twitter da polícia local de Windsor.

Quem também reagiu às declarações polémicas do líder do concelho da cidade foi a Windsor Homeless Project, uma instituição de solidariedade que se dedica a ajudar sem-abrigo.

“Se alguém está a dormir nas ruas não está lá por opção, está lá porque alguma coisa correu mal. Saí para a rua no dia de Natal e havia 12 pessoas a dormir na Windsor High Street [uma das principais ruas da cidade]. Elas não estavam lá por opção“, acrescentou Murphy James, diretor da Windsor Homeless Project, à BBC.


Leia também:

As 6 renúncias que Meghan Markle vai ter de fazer