#womanspreading: a pose de Instagram que já é um movimento feminista

Acabaram-se as pernas cruzadas, com a hashtag #womanspreading mulheres de todo o mundo estão a assumir a liberdade de abrir as pernas onde e quando quiserem. A moda surgiu no Instagram, com algumas celebridades a publicarem fotografias em poses que ignoram qualquer regra imposta às mulheres sobre como se devem sentar em público.

Kaia Gerber, filha de Cindy Crawford, as modelos Bella Hadid, Chrissy Teigen, Emily Ratajkowski e a atriz Bella Thorne são algumas das figuras públicas que têm publicado nas redes sociais fotografias em poses relaxadas onde não há espaço para “o que uma menina não deve fazer.”

Depois delas, centenas de mulheres, também através da rede social Instagram, têm publicado fotografias livres de preconceitos, pondo de parte as pernas cruzadas ou os joelhos juntos. Publicações que surgem identificadas com a hashtag #womanspreading, que já se tornou uma resposta à hashtag #manspreading, termo utilizado para descrever a pose tipicamente masculina de se estar sentado de pernas abertas em no metro, no autocarro, na sala de espera, sem ter qualquer preocupação com o espaço que se está a ocupar. Um comportamento tão comum nos homens que, em 2015, a Oxford Press adicionou a palavra ao dicionário de inglês.

Quem nunca ouviu “as meninas não fazem isso” ou “senta-te como deve ser?” Este tipo de limites e regras estão agora a ser quebrados por mulheres que se recusam a continuar a alimentar estas ideias na sociedade. Donas de si, do seu corpo e da sua imagem, estas mulheres mostram que não é a sociedade que lhes diz o que podem ou não podem fazer, e a melhor maneira do provar que o podem fazer é fazendo-o.

Desta forma, várias são as mulheres que mostram que não há posturas de homem ou de mulher, há posturas corretas e incorretas que devem ter em conta o contexto. O facto de se ser homem não deve ser motivo para se poder abrir as pernas e estar “à vontade” em qualquer lugar, independentemente de se estar a ser desagradável ou não, assim como o facto de se ser mulher não deve condicionar a conduta do sexo feminino quando ao sexo masculino tudo é permitido.

Na galeria de imagens acima é possível ver algumas das fotografias que seguem a pose #womanspreading e que foram publicadas no Instagram de várias celebridades.

[Fotografia de destaque: Instagram Elsa Hosk]

 

Elas fazem verdadeiras fortunas só com fotos no Instagram

Instagram revela novo vício de beleza das celebridades