Vem aí um workshop de ginástica para a vagina

Como todos os músculos, também os vaginais necessitam ser exercitados. E como é que isso se faz? Através da arte oriental pompoarismo. Uma espécie de ginástica íntima que melhora a saúde e a vida sexual, dando à vagina a elasticidade e a firmeza que acabam por ir desaparecendo com o envelhecimento ou, por vezes, com o parto e o período de gestação.

É longe de ginásios que estes treinos acontecem. Carmo Gê Pereira, Educadora Sexual para Adultos e Conselheira Sexual há mais de dez anos, realiza workshops de pompoarismo desde 2011. O próximo está agendado para dia 20 de janeiro, em Lisboa, das 14h30 às 21h, num espaço privado junto ao Saldanha, revelado aos participantes só depois destes fazerem a inscrição.

“Pompoarismo e Auto-Erotismo com Carmo Gê Pereira” é o nome do workshop composto por duas sessões diferentes, mas que se complementam. “Este é um workshop centrado no próprio prazer. Daí ser um workshop feminista. Ele pretende dar consciência e ajudar na procura pelo próprio prazer. É algo para nós, muito para nós. Obviamente que quem está ao nosso lado vai viver isso connosco, mas é sobretudo um prazer nosso”, referiu Carmo Gê Pereira ao Delas.

A primeira sessão, ‘Pompoarismo – A arte de controle e movimento dos músculos vaginais’, decorre entre as 14h30 às 17h30. “É mais fisiológica, sendo composta por uma série de exercícios, o que requer roupa confortável”, revelou Carmo. O programa inclui uma abordagem à história e tradição do pompoar, a explicação da fisiologia genital vaginal e pélvica, técnicas de relaxamento e controle muscular e ferramentas do pompoar, exercícios avançados e uso de técnicas pompoaristas para colocar em prática em contexto sexual.

A segunda sessão, ‘Auto-erotismo, conhecimento e prazer’, decorre das 18h às 21h e “pretende levar à auto-reflexão, de modo a que cada pessoa entenda e tenha consciência da própria sexualidade e da relação que tem com o corpo. Procura-se entender o que é prazer e o que não é prazer”.

“Melhoria da flora vaginal, prevenção e cura da incontinência urinária e prolapso uterino e uma melhoria da vida sexual, tornando as relações sexuais e / ou penetrativas ainda mais prazerosas” são algumas das vantagens de exercitar os músculos vaginais apresentadas por Carmo Gê Pereira.

A participação num dos workshops tem o custo de €25, a presença em ambos fica pelo valor de €40. No evento anunciado online, Carmo refere ainda que “haverá pequenos exercícios práticos ao longo do workshop, sem exposição de nudez ou práticas genitais partilhadas” e que este é um “workshop não-heteronormativo, aberto a todxs, independentemente da identidade de género ou orientação sexual, no entanto por razões anatómicas, apenas a portadorxs de bio-vaginas”.

Dos 18 aos 80 anos, Carmo declara ao Delas que “podem participar todas as pessoas que possuam vagina”.

Cartaz do workshop “Popoarismo e Auto-Erotismo com Carmo Gê Pereira” [Imagem: Facebook]

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Ejaculação feminina: sim, existe mesmo!

A doença que afeta as mulheres que não fazem sexo