YouTube Kids já chegou a Portugal

O YouTube Kids, a nova aplicação da rede social de vídeos dedicada às crianças, está disponível em Portugal a partir desta quarta-feira para download gratuito na App Store ou Google Play. Com mais de 14 milhões de utilizadores ativos todas as semanas a nível global, esta app chega agora ao território nacional para dar a crianças e pais a possibilidade de terem uma plataforma apenas com vídeos apropriados aos mais pequenos.

O YouTube tradicional é uma aplicação construída para pessoas com mais de 13 anos. É por isso que é tão importante lançar esta versão em Portugal”, começou por dizer Bernardo Correia, diretor-geral do YouTube em Portugal, no lançamento em Lisboa (na galeria de imagens acima pode ver as principais características do YouTube Kids).

A aplicação gratuita está dividida em três vertentes: entreter, ensinar e explorar. Nela, as crianças vão poder ver algumas das suas séries preferidas ou os desenhos animados que marcaram a infância dos pais, como é o caso da Rua Sésamo. Mas também vão poder ouvir músicas infantis ou ver vídeos que lhes explicam o que são processos como a fotossíntese ou como são construídos os foguetões que a NASA lança para o espaço.

“Os meus filhos viam filmes repetidos imensas vezes. O VHS fez de mim um pai preguiçoso, tal como os pais de hoje em dia usam os tablets para calar as crianças. Quero que os meus filhos possam passar aos filhos deles aquilo que viram na infância, com canais próprios”, explicou Tito Morais, fundador do site ‘Miúdos Seguros na Net’, que está a ajudar os responsáveis pelo YouTube a adaptar a app à realidade portuguesa.

Maior controlo parental

Com o YouTube Kids, os pais podem ter um controlo ainda maior sobre os conteúdos que os filhos veem na Internet. A app possibilita que cada pai crie até oito perfis para cada um dos seus filhos e tenha a hipótese de escolher manualmente cada vídeo e canal. Assim, as crianças vão poder ter um perfil e palavra-passe individual com os seus vídeos preferidos num único local.

Além disso, o momento de tirar o smartphone ou tablet das mãos da criança vai deixar de ser um drama. A aplicação tem um temporizador interno que vai possibilitar que os pais limitem o tempo que os filhos passam em frente ao ecrã. Ou seja, sempre que a sessão terminar, a app alerta os mais pequenos para que os pais não tenham de o fazer.

Os youtubers vão poder produzir conteúdos para o YouTube Kids?

Qualquer youtuber vai poder produzir conteúdos para esta nova aplicação do YouTube, basta fazer o que sempre fizeram. “Os vídeos que aparecem no YouTube Kids são os mesmos vídeos que já estão no YouTube. O que há agora é uma série de filtros e algoritmos que fazem com que apenas os vídeos que estejam adaptados às famílias estejam no YouTube Kids“, explicou ao Delas.pt Elias Moreno, responsável pelo YouTube Kids na Península Ibérica.

O responsável pela app acredita que pode vir a mudar a forma como as crianças aprendem na escola. “A ideia é que o YouTube Kids não só entretenha as crianças mas também lhes dê outras coisas. Queremos ter muito conteúdo educativo, daí termos uma secção específica para isso na aplicação”, acrescentou o espanhol.

Os canais de YouTube que as mulheres mais veem