Reconhecido como um dos grandes cantores de intervenção nacionais e, a par de Amália, um dos nomes maiores da música portuguesa do século XX, Zeca Afonso, faria esta sexta-feira, 2 de agosto, 90 anos, também cantou as mulheres.
‘Maria Faia’, ‘Senhora do Almortão’, ‘As Sete Mulheres do Minho’, ‘Mulher da Erva’ ou ‘Cantar Alentejano’, dedicado a Catarina Eufémia, são alguns dos exemplos.
Da mesma forma, são também muitas as artistas que o imortalizam interpretando versões de temas seus, e, pelo menos, três os discos de versões inteiramente dedicados a Zeca Afonso cantados por vozes femininas, como, ‘Abril’, de Cristina Branco, ‘Co’ as Tamanquinhas do Zeca’ , do projeto de Luanda Cozetti, os Couple Coffee, ou ‘Convexo (A Música De Zeca Afonso)’, de Jacinta. Todos eles lançados em 2007, quando se assinalaram os 25.º anos da morte do cantor e compositor português.
Uma década separa-nos desses lançamentos, e três do dia em que Zeca Afonso partiu. O autor de ‘Grândola, Vila Morena’ morreu a 23 de fevereiro de 1987 no Hospital de Setúbal, aos 57 anos, vítima de esclerose lateral amiotrófica.
Mas o seu legado permanece vivo, através da sua obra e das múltiplas versões dos seus temas recuperados por músicos e cantores de diferentes gerações e um pouco por todo o mundo. Além de Jacinta, Luanda Cozetti e Cristina Branco, Amália, Ana Bacalhau (Deolinda), a brasileira Nara Leão, a galega Uxia ou a americana Joana Baez deram voz às canções de Zeca Afonso.
Preparámos uma playlist de músicas de Zeca Afonso cantadas exclusivamente por mulheres, que pode ouvir nos vídeos abaixo:
Dulce Pontes – Os Índios da Meia Praia
Jacinta – A Formiga no Carreiro
Uxia – Menino do Bairro Negro
Diva- Canção de Embalar
Cristina Branco – Canto Moço
Couple Coffee – Redondo Vocábulo
Ana Bacalhau – As Setes Mulheres do Minho
Amália Rodrigues – Grândola, Vila Morena