Veja se a sua praia de eleição está na lista por ter zero poluição e valer ‘ouro’

pexels-b-pixels-2538225
[Fotografia: b-Pixels/pexels]

Tanto a associação ambientalista Zero como a Quercus divulgaram, esta terça-feira, 31 de maio, as praias que melhores condições ambientais oferecem. E se a primeira enumera 58 areais com “Zero Poluição – com Albufeira e Aljezur a liderarem no ranking com cinco cada uma -, a Quercus lista as 440 que têm “Qualidade de Ouro 2022”, o que representa um aumento de mais 47 zonas balneares face ao ano anterior.

Antes de conhecer a listagem elaborada por cada uma das entidades, conheça os critérios escolhidos por cada organização e que presidiram à escolha.

Praias sem contaminação microbiológica

Uma praia “Zero Poluição” é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares. Seguindo o pressuposto, a associação ambientalista Zero distinguiu este ano um total de 58 praias “Zero Poluição” em 29 concelhos de Portugal, mais cinco do que em relação a 2021, representando 9% do total das 643 zonas balneares que vão funcionar esta época. “Pela positiva merece destaque a entrada de cinco praias de Albufeira, que não tinham nenhuma no ano passado, e a passagem de uma para cinco praias de Aljezur”, destaca a associação, que divulgou a lista das praias distinguidas na véspera da abertura de mais 211 zonas balneares em Portugal.

De acordo com a Zero, todas as praias distinguidas no ano passado como praias “Zero Poluição” estão classificadas, ao abrigo da legislação, como praias com qualidade da água “excelente”.

Porém, ressalva, “na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor limite, deixaram de poder ser consideradas praias ‘Zero Poluição'”.

A associação ambientalista adianta, ainda, que saíram da lista do ano passado 12 praias e entraram 17 novas. Os concelhos da Lourinhã e de Vila Nova de Gaia, que tinham duas praias “Zero Poluição” no ano passado, deixaram de estar representados, indicou.

Qualidade da água e histórico imaculado

Das 440 praias galardoadas pela associação ambientalista Quercus em 2022, 359 são costeiras, 72 interiores e nove de transição, sendo que a região Tejo e Oeste voltou a registar o maior número de praias galardoadas, com 103, seguida da região do Algarve, com 86, e da região Norte, com 78.

As regiões autónomas dos Açores e da Madeira também verificaram uma subida, com mais 12 e cinco praias galardoadas, respetivamente, para um total de 54 e 35.

De acordo com a Quercus, foram distinguidas mais 47 praias em relação a 2021, com a região Centro a registar a maior subida (de 23 praias, equivalente a um aumento de 85%), destacando-se, igualmente, o aumento das praias do interior com qualidade de ouro, 72 no total.

Segundo os critérios definidos para a atribuição do galardão em 2022, está a qualidade da água “excelente” nas épocas balneares de 2017 a 2020 (não são ainda conhecidas as classificações de 2021) e não ter sido registado qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da pratica balnear e/ou interdição temporária da praia na época balnear de 2021.

Também todas as análises realizadas na época balnear de 2021 devem ter resultados melhores do que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Directiva relativa às águas balneares.

Isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml (unidade formadora de colónias/mililitro) para os enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli; e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respectivamente.

Conheça as listagens publicadas pelas associações Zero e Quercus

CB com Lusa