Zippy desafia em carta aberta famílias portuguesas a tratarem tema da inclusão

A marca de roupa infantil Zippy parece continuar determinada em derrubar barreiras, associando as suas coleções a causas como a igualdade de género, com a sua coleção unissexo, ‘Happy’, que acabou envolta em polémica (veja na galeria as peças dessa coleção), e agora à promoção da inclusão social. Para o efeito, enviou uma carta aberta às escolas, pais e filhos, com o objetivo de promover essa inclusão na sociedade.

“A missiva, que foi enviada ao Ministério da Educação e às escolas do 1º e 2º ciclo, desafia as crianças a refletir sobre o significado da palavra inclusão, procurando contribuir para a consciencialização das novas gerações”, refere em comunicado a marca de origem portuguesa, que tem presença em mais de 40 países.

Com o título “One Big Famíly” (Uma Grande Família), a carta sugere que a reflexão sobre a palavra inclusão seja feita num “exercício de partilha e troca de ideias”, podendo ser materializada em trabalhos, que sejam divulgados à comunidade, nomeadamente online, utilizando a hastag #leanonme. Esses trabalhos podem assumir a forma de “um desenho, uma colagem, um vídeo, uma música ou qualquer outro formato”.

Este desafio surge no seguimento do lançamento do hino da Zippy, que juntou, em Londres, 49 crianças de várias partes do mundo, depois de um casting que durou três meses, para uma campanha global, que tem por base a letra da música Lean on Me, de Bill Withers. A marca juntou crianças do mundo inteiro cujos nomes ou apelidos reais compusessem a letra da canção, celebrando, dessa forma, “a diversidade, a tolerância e a inclusão”.

“É importante transmitir às nossas crianças os valores e princípios da tolerância e do respeito, pois nascemos sem país, sem raça, sem estereótipos ou preconceitos, mas sempre com vontade de criar laços e fazer amigos. Por isso, na Zippy decidimos lançar esta carta aberta, que inclui um desafio onde se pretende também estimular a criatividade das crianças”, afirma Filipa Bello, Head of Brand and Creative Design da marca.

Leia, em baixo, a carta aberta na íntegra

“ONE BIG FAMILY

Às escolas, pais e filhos,

Nascemos e sentimos um abraço. Trémulo, cansado, com dúvidas, porém, repleto de amor, de expectativas e sonhos. Aquele primeiro contacto tão natural, sincero e intuitivo vem carregado de segurança, de tranquilidade e, sem uma palavra, diz-nos que afinal está tudo bem.

Nascemos sem país, nem raça, sem estereótipos nem preconceitos. Nascemos só nós, com vontade de criar laços e fazer amigos. Somos assim e é assim que tudo faz sentido.

Celebrar o Dia da Criança é exatamente isso. Nunca esquecer essa verdade, essa sinceridade. Parar e sentir a deliciosa liberdade de fazer uma simples pergunta: “Posso ser teu amigo?”

Por isso, estamos aqui não para vender um produto, mas para enviar uma mensagem e propor um desafio. Vamos pensar no significado da palavra inclusão e todos os sinónimos possíveis e aplicáveis. Vamos celebrar esta palavra em família e na escola. Não, não pedimos TPCs, mas um exercício de partilha e reflexão que se materializará da forma que mais sentido fizer para cada um. Um desenho? Uma colagem? Uma música? O formato é indiferente, a partilha e a troca são o fundamental.

Como banda sonora, inspiradora, propomos a música Lean on Me, de Bill Withers. A música que adotámos como Hino e que nos inspirou a desenvolver a primeira campanha global Zippy com a assinatura We go together.

Acreditamos que o maior desafio está na formação das novas gerações, na transmissão de valores e princípios de tolerância e respeito. Como marca, assumimos essa responsabilidade e disponibilizamo-nos como parceiros dessa formação constante. Juntos fazemos a diferença.

PS: Adoraríamos ver o resultado do desafio! Partilhem connosco”

 

AT

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