Zoo mostra nascimento de leopardos e pede votos para escolher o nome de um deles

leopardo da persia
[Fotografia: Divulgação]

O nascimento de três leopardos da Pérsia já teve lugar em maio, em Lisboa, mas as imagens são divulgadas agora pelo Jardim Zoológico ao mesmo tempo que convida todos a votar no nome de uma das crias e pretende alertar para o perigo de extinção a que esta espécie está ainda sujeita, mesmo apesar da chegada dos novos machos.

Entre as propostas de nomes, escolhidas pelo Jardim Zoológico em parceria com a Mirpuri Foundation, padrinhos deste projeto, estão as possibilidades Zangezur e Talish – que representam cadeias montanhosas na região do Cáucaso com extrema importância para a sobrevivência da espécie – e Noah. Esta última possibilidade de escolha presta uma homenagem ao leopardo homónimo que, entre 2004 e 2009, desempenhou um papel fundamental na consciencialização das populações e dos organismos ligados à proteção da vida selvagem naquela região.

E para escolher com propriedade – o que pode ser feito, segundo fonte oficial ao Delas.pt, no site do Zoo a partir desta terça-feira, 12 de novembro, e durante um mês -, nada melhor do que ver o comovente vídeo abaixo com a mãe e as três crias.

Os dois outros machos já têm nome atribuído. “Kiamaky, uma montanha da região onde em 2014 houve um dos primeiros registos de reprodução de leopardos, e Amirhossein-Khaleghi, um conservacionista Iraniano que dedica a sua vida à conservação da espécie”, explica o press release. Escolhas feitas pelo Jardim Zoológico e pela Mirpuri. Foundation.

A razão da divulgação do vídeo só agora, cinco meses depois do nascimento das crias, prende-se com a necessidade de garantir que estão saudáveis. “É preciso perceber se está bem com as crias, daí o compasso de tempo”, explica fonte oficial ao Delas.pt.

Um dos pequenos leopardos da Pérsia nascidos em maio, em Lisboa [Fotografia: Divulgação]

Classificada como espécie em declínio desde os anos 50 do século passado e agora “em perigo” pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), os nascimentos vêm reforçar o Programa Internacional de Reprodução e Reintrodução da Espécie.

“Os três pequenos machos nasceram na madrugada de 23 de maio, depois de uma gestação de cerca de três meses. Câmaras de filmar foram previamente colocadas na instalação, tanto interior como exterior, o que permitiu acompanhar à distância a última fase de gestação da fêmea bem como o desenvolvimento das crias”, lê-se no comunicado enviado para a redações.

Os três leopardos nascidos no Zoo de Lisboa [Fotografia: Divulgação]

“As crias estão saudáveis e já é possível observá-las a explorar a instalação exterior com Elin, uma excelente progenitora, muito protetora”, afirma, na mesma nota, José Dias Ferreira, coordenador do programa europeu de reprodução desta subespécie de leopardo.

 

As imagens raras surgem agora compiladas num vídeo que pretende, também, alertar para as ameaças que se abatem sobre o leopardo da Pérsia. “A fragmentação do território, a caça para a obtenção de troféus e para o comércio ilegal de pele e ossos e a diminuição de recursos alimentares, são algumas das razões que levam ao rápido declínio da população de leopardos na natureza”, refere a nota. Razões a que se juntam “todas as ameaças, os conflitos armados e a instabilidade política vivida na região”, dificultando “os trabalhos de conservação” e aumentando “o risco de ameaça das espécies que aí habitam”.