Quénia: Deputada Zuleikha Hassan levou bebé para o Parlamento e foi expulsa

expulsão Zuleikha Hassan quenia 3
A deputada do Quénia Zuleikha Hassan [Fotografia: Facebook]

Uma deputada foi expulsa do parlamento queniano por ter levado o filho de cinco meses para a sessão legislativa, gerando protestos dos colegas parlamentares, foi noticiado esta quinta-feira, 8 de agosto.

expulsão Zuleikha Hassan quenia
[Fotografia: Facebook]

Zuleikha Hassan, mãe de três crianças, foi expulsa da câmara baixa do parlamento queniano, na quarta-feira, 7 de agosto, por decisão do presidente da Assembleia Nacional, Christopher Omulele, por ter o bebé consigo durante a sessão. “Por muito que ela queira tomar conta do seu bebé, este não é o lugar para o fazer”, disse Christopher Omulele.

Hassan, que foi escoltada para fora do plenário, disse que levou o bebé para a Assembleia Nacional porque não conseguiu arranjar ninguém com quem o deixar e não quis faltar ao trabalho.

expulsão Zuleikha Hassan quenia
[Fotografia: Facebook]
“Tive uma emergência e tive de trazer o bebé”, disse Zuleikha Hassan aos jornalistas, criticando o Parlamento por continuar sem implementar uma resolução, aprovada em 2013, que permite às deputadas que estão a amamentar trazer os filhos para o trabalho.

Entre a dor e alegria. Famosas assinalam semana da amamentação e revelam experiências

A decisão do Presidente interino do parlamento foi contestada por vários deputados que saíram também da sala em protesto pela expulsão de Zuleikha Hassan, que aconteceu numa altura em que se assinala a Semana Mundial da Amamentação.

Imagem de destaque: Facebook

Amamentação: Especialista defende licença de 6 meses e mais bancos de leite humano