Publicidade Continue a leitura a seguir

6 perguntas sobre dinheiro que deve fazer antes de casar

1.Qual é o nível de endividamento? Cartões de crédito, todo o tipo de empréstimos, hipotecas e eventuais pensões de alimentos de filhos de relações anteriores devem ser falados por ambos. É também recomendável dialogar sobre estados de espírito relativamente a estas dívidas.
2. O que significa o rendimento? O que representa o dinheiro e o papel que o mesmo pode desempenhar na relação devem ser fatores a debater
3.É poupado ou gastador? A forma como cada um encara a necessidade de poupança ou como aplica o rendimento disponível pode ser muito diferente. Há modelos possíveis de conciliação de atitudes, entre eles a possibilidade de reservar parte do rendimento para gastos comuns e o remanescente para o uso privado de cada um.
4.E como gastar o orçamento comum? Este tópico ameaça ser um dos assuntos mais quentes deste debate. Devem ser discutidas todas as despesas a cair nesta conta: supermercados, luz, água e eletricidade, farmácias e consultas. Se houver crianças, é importante incluí-las no debate.
5.Há planos de poupança e contas a prazo? Quantos planos cada um tem e com que regularidade é depositado dinheiro nos mais diversos tipos de poupanças. É importante esclarecer se ambos conseguem reservar rendimentos mensais em montantes semelhantes. Evitam-se discussões no futuro.
6.De que maneira os sonhos e as expectativas de cada um podem comprometer o orçamento familiar? Os filhos, as férias mais ambicionadas, a casa de sonho devem começar a ser debatidos nesta fase inicial. Ao discutir desejos em comum, será mais fácil estabelecer planos para atingir esses objetivos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Antes de dizer “sim” e trocar alianças, há, algumas perguntas sobre dinheiro que é importante fazer. A conversa até promete aborrecimentos e, quem sabe, resvalar para discussão, mas o melhor é deixar tudo bem claro e evitar surpresas de parte a parte.

Isto porque – e é bom lembrar – há estudos que indicam que os assuntos relacionados com dinheiro são os que causam mais stress nas relações e, eventualmente, mais danos.

Para deitar por terra esse tipo de celeumas, nada como recorrer à franqueza. Porque ignorar estas questões só vai aumentar o grau de atrito.


Veja também o artigo Como pode ganhar mais dinheiro