Publicidade Continue a leitura a seguir

Hoje é o Dia da Igualdade Salarial. Como é que ela está em Portugal?

Publicidade Continue a leitura a seguir

É para responder a esta pergunta, ou para fazer o retrato do acesso ao emprego e ao salário no País, que a CITE assinala este 2 de novembro como o Dia da Igualdade Salarial e marca a jornada com um Seminário onde vai apresentar um relatório sobre a evolução do mercado de trabalho em termos de género em Portugal.

No documento verifica-se que a massa de população ativa envolvida no mercado de trabalho diminuiu, de 2015 para 2016, e que é nas mulheres que esse abandono da situação ativa tem mais expressão – entre 2015 e 2016 são quase 12 mil trabalhadoras a menos. Elas são agora 48,8% dos assalariados. Mas há outras diferenças assinaláveis:

Às 15h00 começa o Seminário Igualdade de Género no Mercado de Trabalho – Dia da Igualdade Salarial, no Auditório das Águas de Portugal, em Lisboa. Nos vários painéis vai ser apresentado este relatório, bem como exemplos de boas práticas e ainda discutidas as políticas ativas de igualdade nas empresas. Catarina Carvalho, diretora do Delas.pt, vai moderar o debate sobre igualdade salarial, entre Confederações Patronais e Sindicatos.