Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete segredos dos nomes que fazem sucesso

Percorra a galeria de imagens para ficar a par das dicas essenciais para um nome de sucesso. [Imagens: Shutterstock]
Escolher um nome próprio comum ou mais rebuscado? O melhor é pensar duas vezes antes de apostar na criatividade. Após uma sondagem da Marquette University, no Wisconsin, EUA, concluiu-se que nomes mais simples normalmente trazem mais vantagens, porque geram mais familiaridade. Ana ou Maria parecem-lhe nomes demasiado aborrecidos? Talvez deva considerar.
Nome pequeno, grande ou médio? À semelhança da familiaridade, parece que ter um nome mais curto pode ajudar. Além de ser mais fácil de recordar, pode também ser mais fácil de pronunciar. A regra é optar por um nome com, no máximo, três sílabas. Caso prefira mesmo um nome mais comprido, o ideal é arranjar um diminutivo que fique no ouvido e consiga cativar as pessoas em redor.
Atenção ao prazo de validade Não é por acaso que nomes como Gertrudes, Olinda ou Joaquina caíram em desuso. Também neste campo existem modas e há nomes que acabam por ir desaparecendo. Lembre-se que o nome que escolher vai acompanhar o seu filho/filha em todas as etapas da vida, desde da escola primária às redes sociais, passando pela carreira profissional, até chegar ao momento da reforma.
Inspiração aristocrata ou de “famílias de bem” Um nome não tem capacidade para refletir a conta bancária de ninguém, mas (quer queiramos, quer não) existem nomes que nos remetem imediatamente para um determinado estrado social. Porquê? Porque o cérebro humano tem tendência a criar determinadas associações, explica a Psychological Science. Por isso, não estranhe se achar que uma Carlota ou Benedita são pessoas de famílias poderosas (mesmo que não o sejam).
Apenas um nome próprio ou mais? Ter dois nomes próprios parece ser mais vantajoso. De acordo com um estudo, divulgado pela European Journal of Social Psychology, em que se analisaram as notas atribuídas a trabalhos académicos, verificou-se que os autores com dois nomes tinham melhor pontuação. Será coincidência?
Atenção às combinações entre nomes próprios e apelidos O nome próprio escolhido pode ser o melhor, mas convém pronunciar o nome todo, isto é, juntamente com o apelido, em voz alta. Às vez existem combinações que podem soar mal ou até ser difíceis de pronunciar.
O poder da sonoridade do nome próprio Nomes que, ao serem pronunciados, fazem as cordas vocais vibrarem mais acabam por ser associados a uma certa masculinidade e severidade, enquanto os nomes mais “doces” tendem a parecer mais ternos e suaves, indica um estudo realizado pela Columbia Business School, Nova Iorque.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com tantos nomes à escolha, optar por um após o nascimento do bebé pode ser complicado. Afinal, mais do que um conjunto de letras, trata-se da identidade de alguém e de como essa pessoa será conhecida a vida toda. Por isso mesmo, reunimos algumas dicas para que faça a escolha acertada.

Sim, parece que existem vários fatores a contribuir para que alguns nomes conduzam ao sucesso na vida. Será que o seu também reúne os requisitos fundamentais? O melhor é consultar a galeria acima para saber.

Normalmente os pais escolhem aquele nome que mais gostam e sempre sonharam colocar a um filho(a) ou então optam pelo nome de um familiar, em forma de homenagem. O problema é quando não corre bem.

Num estudo britânico realizado a três mil pais, encomendado pela Bounty (site dedicado a grávidas e futuros pais): um em cada cinco pais confessou arrependimento na escolha do nome do filho(a), admitindo que o melhor teria sido optar um nome mais fácil de soletrar.

Além disso, 8% disse estar cansado que as pessoas não conseguissem pronunciar o nome da criança corretamente; e um em cada dez pais revelou ter achado o nome escolhido na altura uma boa opção, mas que já tinha deixado de o ser. O estudo permitiu apurar ainda que 47% dos pais ficou chocado ao descobrir que outras pessoas poderiam vir a julgar os seus filhos por causa dos nomes que receberam.

Para salvaguardar situações deste género o melhor é percorrer a galeria acima e saber que fatores ter em conta na hora de escolher o nome mais indicado.

Percorra a galeria de imagens acima para ficar a par das dicas essenciais para um nome de sucesso.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Os nomes que não se podem dar aos bebés em Portugal

Saiba quais os nomes preferidos dos famosos para os filhos