Publicidade Continue a leitura a seguir

As 1001 vidas das mulheres do Euro 2016

Albânia - Monica Ercoli. Mulher do capitão da seleção albanesa, Lorik Cana (jogador dos franceses do Nantes), a italiana é arquiteta de profissão. Os dois casaram-se em 2014, nas imediações de Roma, e conheceram-se quando Monica ainda era uma estudante. (Foto: Instagram)
Alemanha - Ana Ivanovic. A namorada de um campeão do mundo já foi... também ela número 1 ao nível global. Mas em ténis. Falamos de Ana Ivanovic, companheira do alemão Bastian Schweinsteiger, médio do Manchester United. Atualmente, a tenista sérvia ocupa a 25.ª posição do ranking mundial. (Foto: DR)
Áustria - Katja Butylina. Mais uma atleta. Katja, de Viena mas com raízes russas, foi jogadora de andebol, tendo deixado a modalidade para se dedicar, anos depois, ao marketing. Namora com David Alaba desde a adolescência mas só a partir de 2013 é que começaram a ser vistos juntos. (Foto: Pool New/Reuters)
Bélgica - Polly Parsons. Parceira de Thomas Vermaelen, defesa-central da Bélgica, a apresentadora de televisão e modelo britânica tem dois filhos com o jogador do Barcelona: Raff e Ace. Polly e Thomas ter-se-ão conhecido quando o número 3 da seleção belga jogava nos londrinos do Arsenal. (Foto: Instagram)
Croácia - Raquel Mauri. Raquel e Ivan Rakitic, médio do Barcelona, conheceram-se em janeiro de 2011. O croata estava prestes a assinar pelos espanhóis do Sevilha e Raquel trabalhava no bar do hotel onde Ivan ficou durante os seus primeiros meses na cidade andaluz. (Foto: Instagram)
Eslováquia - Barbora Lovasova. Casados desde 2012, Barbora e Martin Škrtel têm um filho, Matteo. O defesa do Liverpool e a manequim partilham, regularmente, fotografias um do outro nas redes sociais. (Foto: Instagram)
Espanha - Shakira. Com uma carreira de décadas, é uma estrela mundial maior do que o marido. A cantora e ativista colombiana, de 39 anos, namora com Gerard Piqué desde 2011. A autora de 'Waka Waka (This Time for Africa)' e o jogador do Barcelona têm dois filhos, Milan e Sasha. (Foto: L.E. Baskow/Reuters)
França - Camille Sold. A namorada de Morgan Schneiderlin, médio do Manchester United, estuda gestão e marketing. Mas foi de outra forma que Camille ficou conhecida. Com apenas 18 anos, participou na versão francesa de "Survivor". (Foto: Instagram)
Hungria - Nora Nikolic. Nora é a mulher de Nemanja Nikolic, avançado da seleção húngara e do Légia de Varsóvia. No Instagram, Nora coloca várias vezes fotografias com os seus filhos e marido. O jogador já frisou que o apoio da mulher tem ajudado ao seu êxito na carreira. (Foto: Instagram)
Inglaterra - Zoe Riozzi. Fugindo ao estereótipo habitual das companheiras dos jogadores de futebol, Zoe trabalha numa escola de enfermaria e cresceu na mesma zona do namorado, Ross Barkley. A dona do coração do jogador do Everton conduz um Fiat 500. (Foto: Twitter)
Irlanda do Norte - Vanessa Chung. O avançado Kyle Lafferty tem que ter cuidado com o que faz. É que a sua mulher, Vanessa, participa em provas de culturismo e é instrutora de fitness. (Foto: Instagram)
Islândia - Alexandra Ívarsdóttir. A cara-metade de Gylfi Sigurdsson, jogador do Swansea City, já foi eleita Miss Islândia, em 2008, tendo participado no concurso para Miss Mundo. Alexandra tem formação académica em psicologia e é muito ativa nas redes sociais. (Foto: Instagram)
Itália - Viktoria Varga. Viktoria é a companheira de Graziano Pellè, avançado italiano do Southampton. A modelo húngara deslumbra nas redes sociais com a sua beleza. (Foto: Instagram)
País de Gales - Emma Rhys-Jones. A namorada do craque galês Gareth Bale, jogador do Real Madrid, é presença habitual nas bancadas onde o extremo joga. O casal, que se conheceu na escola secundária em Cardiff, tem duas filhas: Alba Violet e Nava Valentina. (Foto: Reuters)
Polónia - Anna Lewandowska. Pelo nome, é fácil perceber de quem é parceira. Anna e Robert Lewandowski, craque o Bayern Munique, fazem um casal de temíveis atletas. Ele é um "matador" e ela faz parte da seleção nacional polaca de... karaté. (Foto: DR).
Portugal - Vera Ribeiro. Juntamente com Rui Patrício, guarda-redes do Sporting, a psicóloga e sexóloga espera o primeiro filho, que tem o nascimento previsto para Agosto. Vera fala, de forma regular, em televisão sobre sexualidade. (Foto: YouTube)
República Checa - Martina Cechova. Mais uma atleta. E, até, filha de um atleta! Martina, mulher do guarda-redes Petr Cech, foi ginasta e o seu pai representou a Checoslováquia em judo. Com Petr, tem dois filhos, Adela e Damian. (Foto: Twitter)
República da Irlanda - Claudine Keane. A manequim é mulher de Robbie Keane, veterano irlandês, desde 2008. Antes, havia sido eleita Miss Irlanda. Juntos têm um filho, Robert. (Foto: Gus Ruelas/Reuters)
Roménia - Sabrina Chiriches. Sabrina casou-se com Vlad Chiriches, jogador do Nápoles, em 2014. Agora vai apoiá-lo no Campeonato da Europa. (Foto: Instagram)
Rússia - Natalia Ignashevich. Natalia, mulher de Sergei Ignashevich, é fotógrafa profissional. O jogador do CSKA Moscovo e Natalia têm quatro filhos. (Foto: Instagram)
Suécia - Nina Wernbloom. Podíamos ter escolhido a mulher de Zlatan Ibrahimovic, mas preferimos a de Pontus Wernbloom, médio do CSKA Moscovo. Nina e Pontus casaram-se em 2010 e têm um filho. (Foto: Instagram)
Suíça - Manuela Markworth. Uma instrutora de fitness e economista ao mesmo tempo. Mistura estranha? Sim, mas é a de Manuela, mulher de Stephan Lichtsteiner, jogador da Juventus. Juntos têm dois filhos. (Foto: Twitter)
Turquia - Aslihan Dogan. A namorada de Arda Turan, um dos maiores nomes da seleção turca, é Aslihan Dogan. O jogador do Barcelona e Dogan estão numa relação desde junho do ano passado. (Foto: Twitter)
Ucrânia - Inna Yarmolenko. Inna é mulher de Andriy, com quem partilha o apelido desde 2011. Apesar de não estarem disponíveis muitas informações sobre a sua vida, Inna é descrita no site do Dínamo de Kiev (clube do marido) como "especialista em assuntos estrangeiros", coordenando uma organização solidária. Juntos têm um filho, Ivan. (Foto: Instagram)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com o Euro 2016 à porta, convém frisar: ao contrário do que é normalmente estereotipado, nem todas as mulheres de jogadores de futebol passam os dias a fazer compras e vivem na sombra (da popularidade e do dinheiro) dos seus maridos. Muitas delas são, até mais bem-sucedidas e influentes do que o próprio futebolista com quem estão.

Conheça 24 mulheres, companheiras de outros tantos jogadores – o critério foi eleger um caso por cada seleção – que vão estar no Euro 2016 que se inicia esta sexta-feira em Paris com o jogo França-Roménia e que termina um mês depois.

De manequins a sexólogas e cantoras, passando por estudantes, apresentadoras de TV, fotógrafas e, até, elementos da seleção nacional de karaté (!), estas mulheres independentes demonstram que ser a cara-metade de um jogador de futebol não significa viver na sombra dele.