Cinco receitas populares do Instagram para fazer este outono

cozinhar
[Fotografia: Pexels]

Nos dias de hoje, o mundo está totalmente imprevisível, mas mesmo assim, há algo que se mantém firmeo conforto que obtemos com os alimentos de outono.

Em outubro deste ano, maior parte das receitas que foram publicadas no Instagram incluíam comida quente com cremosidade e conforto: costoletas refogadas, frango com molho de vinho branco, frango com bróculos e tacos com creme de limão e coentros.

Veja agora como pode preparar estes pratos e comece a cozinhar.

Frango e brócolos

Ingredientes
450 gramas de peito de frango desossado e sem pele

Para marinar:
Uma colher de sopa de vinho de arroz chinês
Meia colher de chá de sal
Uma colher de sopa de amido de milho

Para o molho:
Três colheres de sopa de molho de ostra
Duas colheres de sopa de vinho de arroz chinês
Meia colher de sopa de molho de soja
Um quarto de chávena de caldo de galinha
Uma colher de sopa de açúcar
Uma colher de sopa de amido de milho
Um quarto de colher de chá de sal

Para fritar:
Uma cabeça de brócolos picada
Duas colheres de sopa de óleo vegetal
Quatro dentes de alho picados
Uma colher de chá de gengibre picado

Preparação
Corte o frango em pedaços finos e transfira para uma taça média. Adicione os ingredientes para marinar. Mexa para misturar bem. Deixe descansar por dez minutos enquanto prepara os outros ingredientes.

Combine todos os ingredientes do molho numa tigela. Mexa para misturar bem. Leve um terço de um chávena de água para ferver numa frigideira grande antiaderente em fogo médio-alto. Adicione os brócolos e cubra. Cozinhe a vapor até os brócolos ficarem macios e a água evaporar, cerca de 40 a 50 segundos. Transfira os brócolos para um prato. Limpe a panela com uma toalha de papel, se sobrar água.

Adicione o óleo e gire para cobrir o fundo. Espalhe o frango na frigideira. Deixe cozinhar sem tocar por 30 segundos ou até que o lado inferior esteja dourado. Vire para cozinhar o outro lado por alguns segundos. Mexa e cozinhe até que a superfície esteja levemente carbonizada e o interior ainda esteja rosa.

Adicione o alho e o gengibre. Mexa algumas vezes para libertar o sabor e a fragrância. Coloque os brócos outra vez na frigideira. Mexa o molho novamente para dissolver o amido de milho completamente. Cozinhe e mexa até engrossar o molho, cerca de um minuto. Transfira tudo para um prato imediatamente.

Tacos de frango de churrasco com creme de limão e coentros

Ingredientes
Para o creme de limão e coentros:
Uma chávena de natas
Raspas de um limão
Duas colheres de sopa de sumo de limão fresco
Uma chávena de coentros frescos
Um quarto de uma colher de chá de sal

Para os tacos de frango de churrasco:
Duas chávenas de frango cozido desfiado
Meia chávena de feijão preto em lata, lavado e escorrido
Meia chávena de grãos de milho
Meia chávena de molho para churrasco
Oito tortilhas de farinha
Spray de óleo
Sal
Uma chávena de queijo ralado
Um quarto de chávena de cebola roxa picada
Coentros frescos e fatias de limão para enfeitar

Preparação
Pulverize uma travessa com um spray de óleo de cozinha. Preaqueça o forno a 200 graus. Numa liquidificadora, misture as natas, as raspas de limão, o sumo de limão, os coentros e o sal. Misture até ficar homogéneo. Deixe de lado.

Numa tigela média, misture o frango, o feijão, o milho e o molho para churrasco. Coloque as tortilhas numa superfície limpa e, de seguida, divida a mistura de frango igualmente no centro de cada tortilha. Enrole-as e coloque-as na travessa preparada.

Borrife o topo de cada taco enrolado com óleo de cozinha e polvilhe com sal. Coloque a travessa no forno preaquecido por sete a dez minutos ou até que as bordas estejam crocantes e douradas. Retire a travessa do forno e polvilhe os tacos com queijo e cebola roxa. Leve-os novamente ao forno por mais três a cinco minutos, ou até que o queijo esteja derretido. Retire os tacos do forno, regue com o creme de limão e coentros e cubra com coentros frescos e fatias de limão. Sirva imediatamente.

Costeletas refogadas com vinho tinto

Ingredientes
Um quilograma de costeletas de boi
Sal
Pimenta-preta moída na hora
Duas colheres de sopa de óleo vegetal
Duas colheres de sopa de manteiga sem sal
Uma chalota grande, finamente picada
Três corações de aipo, finamente picados
Quatro dentes de alho picados
Seis raminhos de tomilho fresco
Uma colher de chá de gengibre fresco ralado
Uma chávena e meia de vinho tinto seco
Três colheres de sopa de açúcar mascavado
Meia colher de chá de paprica
Meia colher de chá de chipotle em pó
Meia colher de chá de pimenta dioica
Duas chávenas e meia de caldo de carne bovina
Quatro folhas de louro

Preparação
Tempere as costeletas com sal e pimenta, coloque-as num prato e leve ao frigorífico por, pelo menos, uma hora. Preaqueça o forno a 150 graus.

No fogão, aqueça o óleo em fogo médio-alto. Frite as costeletas de todos os lados até que apareça uma crosta bem dourada. Quando todas as costeletas estiverem douradas, transfira-as para um prato e reserve.

Adicione a manteiga à panela e assim que a manteiga derreter, adicione a chalota, o aipo, o alho, o tomilho, o gengibre e deixe refogar até a mistura ficar perfumada, mexendo sempre.

Adicione o vinho tinto e o açúcar mascavado e deixe a mistura ferver por quatro a cinco minutos. Adicione paprica, chipotle em pó e pimenta dioica e continue a mexer para incorporar totalmente.

Por último, coloque as costeletas novamente na panela juntamente com o caldo de carne e as folhas de louro. Certifique-se de que as costeletas estão totalmente cobertas com o líquido e tape com uma tampa.

Retire do fogo e transfira a panela para o forno preaquecido. Deixe as costeletas continuarem a refogar por pelo menos duas horas ou até a carne ficar ainda mais macia e cair do osso. Descarte as folhas de louro e os raminhos de tomilho.

Frango recheado com ervas em molho de vinho branco

Ingredientes
Meia chávena de queijo ricota com leite integral
Um quarto de chávena de queijo gouda ralado
Duas colheres de sopa de tomilho fresco picado
Duas colheres de sopa de sálvia fresca picada
Um quarto de colher de chá de noz-moscada moída
Sal e pimenta
Quatro ou seis peitos de frango com pele
Duas colheres de sopa de azeite
Três chalotas pequenas, divididas pela metade
Quatro dentes de alho esmagados
Uma chávena de cogumelos
Duas colheres de sopa de manteiga salgada
Três quartos de chávena de vinho branco seco
Meia chávena de cidra de maçã

Para o puré de couve-flor:
Uma couve-flor grande
Dois dentes de alho esmagados
85 gramas de queijo para barrar
Quatro colheres de sopa de manteiga salgada

Preparação

Preaqueça o forno a 220 graus. Unte uma travessa própria para forno com azeite. Numa tigela, misture o queijo ricota, gouda, uma colher de sopa de tomilho, uma colher de sopa de sálvia, noz-moscada e uma pitada de sal e pimenta.

Afrouxe a pele do peito de frango com a ponta dos dedos. Coloque cerca de duas colheres de sopa de queijo ricota por baixo da pele de cada peito. Esfregue a pele do frango com azeite, tempere com uma colher de sopa de tomilho, uma colher de sopa de sálvia, sal e pimenta.

Transfira o frango para a travessa preparada. Coloque as chalotas, o alho e os cogumelos ao redor do frango. Regue os cogumelos com azeite, tempere com sal e pimenta. Coloque no forno durante 20 minutos, até que o frango esteja cozido. Retire do forno e coloque o frango e os cogumelos num prato.

Coloque a travessa com as chalotas e o alho em fogo médio. Adicione a manteiga. Cozinhe por um a dois minutos, até que a manteiga esteja dourada. Adicione o vinho e a cidra. Leve para ferver em fogo alto. Ferva cinco minutos, até reduzir pela metade. coloque o frango e os cogumelos de volta na travessa, cozinhe por um minuto. Retire do fogo.

Enquanto isso, faça o puré de couve-flor. Leve uma panela grande com água para ferver. Adicione a couve-flor e cozinhe até ficar macia. Seque bem.

Numa liquidificadora, misture a couve-flor, o alho, o queijo para barrar e a manteiga, tempere a gosto com sal e pimenta. Misture até ficar homogéneo e cremoso.

Para servir, coloque a couve-flor amassada nos pratos. Adicione o frango e os cogumelos. De seguida, regue com o molho da travessa. Cubra com tomilho fresco.

Macarrão recheado de abóbora assada à bolonhesa

Ingredientes
Duas colheres de sopa de azeite
Uma cebola picada
Um quilograma de frango ou carne moída branca
Dois dentes de alho picados
Uma colher de sopa de orégãos
Duas colheres de chá de sementes de anis
Duas colheres de chá de paprica
Uma pitada de pimenta
Sal e pimenta preta
Um frasco de molho marinara
Uma chávena de vinho branco seco
Uma lata de puré de abóbora
Duas ou três chávenas de queijo fontina ralado
Um quarto de chávena de queijo azul esfarelado
Duas colheres de sopa de sálvia fresca picada
Um quarto de colher de chá de noz-moscada moída
Meia chávena de queijo provolone, em cubos

Preparação

Preaqueça o forno a 200 graus. Unte levemente uma travessa.

Aqueça o azeite numa panela grande em fogo alto. Quando o óleo brilhar, adicione a cebola e cozinhe por três ou cinco minutos. Adicione a carne, o alho, os orégãos, o anis, a paprica, a pimenta e uma pitada de sal e pimenta preta. Cozinhe até dourar. Reduza o lume, junte a marinara e o vinho. Cozinhe por 15 minutos ou até que o molho engrosse ligeiramente. Prove e ajuste os temperos conforme necessário.

Enquanto isso, leve uma panela grande com água e sal para ferver em fogo alto e ferva o macarrão até ficar al dente. Numa tigela média, misture a abóbora, fontina, queijo azul, sálvia, noz-moscada e uma pitada de sal e pimenta preta.

Para montar, coloque três quartos do molho à bolonhesa no fundo da travessa preparada. Trabalhando com uma casca de macarrão de cada vez, coloque cerca de uma colher de sopa da mistura de queijo de abóbora em cada casca, colocando a casca recheada na travessa conforme faz. Coloque o molho à bolonhesa restante por cima das cascas. Adicione o provolone.