Publicidade Continue a leitura a seguir

E o vencedor do (quase) Prémio Nobel da Literatura 2018 é…

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma vez cancelado o Prémio Nobel da Literatura 2018, a FNAC encarregou-se de não deixar passar este momento em branco: juntou personalidades bem conhecidas do meio literário e editorial português para eleger um autor digno do galardão. Pois bem, já está decidido: foi o espanhol Javier Marías.
Através da revista Estante (gratuita e dedicada ao mundo dos livros), juntou um “comité literário” que envolveu inúmeros nomes conceituados no mundo das letras. Os escritores Pedro Mexia, Isabel Lucas, Hélia Correia e Ana Teresa Pereira, bem como os editores Francisco Vale e Manuel Alberto Valente, e ainda o jornalista Carlos Vaz Marques aceitaram o desafio da FNAC e assumiram o papel de jurados.
À semelhança do que é costume acontecer anualmente, a cargo da Academia Sueca, premiaram Javier Marías, distinguindo a “diversidade de temas” e o “fôlego narrativo” das suas tramas.
O romancista madrileno é também ensaísta, tradutor e autor de obras como “Os Enamoramentos”, “O Teu Rosto Amanhã” e “Amanhã na Batalha Pensa em Mim”. Além disso, foi ainda premiado com o International Dublin Literary Award por “Coração tão Branco”.
No decorrer desta iniciativa, na seleção dos jurados houve ainda menções a vários outros escritores, incluindo Cormac McCarthy, Milan Kundera e Joyce Carol Oates, bem como aos portugueses António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís e Manuel Alegre.