Publicidade Continue a leitura a seguir

Meio milhão de britânicas excluídas de rastreios ao cancro da mama

Alimentação Saudável Mantenha uma alimentação saudável e rica em vegetais. Os nutrientes que o bebé ingere através do leite materno influenciam a saúde a longo prazo. O consumo regular de frutos e hortícolas, é uma das principais recomendações para a prevenção de cancro.
Controlo do peso corporal Faça as pazes com a balança e pondere se não está com uns quilos a mais. A obesidade e o excesso de peso têm bastante influência no risco e no prognóstico de cancro.
Atividade física regular Para além de do exercício físico fazer bem à mente, também consegue ser uma grande ajuda na prevenção de doenças mais graves, incluindo o cancro. Invista numa boa caminhada ou numa corrida, a um ritmo entre o moderado e o vigoroso durante 150 minutos por semana. Calce os ténis e desafie alguém a ir consigo.
Rastreio Para além de todos os cuidados que deve ter, não se deve livrar do rastreio. O exame clínico e a mamografia são meios para um diagnóstico precoce, sobretudo a partir dos 40-45 anos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um erro informático, no Reino Unido, fez com que cerca de meio milhão de mulheres não fossem notificadas para a realização das mamografias de rotina, estimando-se que possa ter contribuído para a morte de entre 135 a 270 mulheres.

O caso foi admitido, esta quarta-feira, 2 de maio, pelo ministro britânico da Saúde, Jeremy Hunt, que reconheceu, no Parlamento britânico, que 450 mil mulheres, com idades entre os 68 e os 71 não foram alertadas, como estava previsto, para a realização de mamografias.

A falha deveu-se a um erro no algoritmo do programa que devia alertar e enviar notificações para a realização dessas mamografias, que, no Reino Unido, são recomendadas a mulheres com idades entre os 50 e os 70 anos, de três em três anos, e podem ser feitas de forma gratuita.

“É perturbador saber que não receberam a notificação para fazer o exame no momento certo e é devastador saber que podem ter perdido ou que estão prestes a perder alguém que amam por causa de incompetência administrativa”, afirmou o ministro.

De acordo com o governante, a falha pode ter tido consequências irreversíveis e antecipado a morte a entre 135 a 270 mulheres, segundo a estimativa calculada para medir o impacto do erro.

As autoridades de saúde britânicas vão agora chamar todas as utentes que deviam ter sido notificadas.

Na galeria acima veja algumas recomendações que podem ajudar a prevenir o aparecimento de cancro.

AT

Irlanda investiga diagnósticos errados a mulheres com cancro