Publicidade Continue a leitura a seguir

O primeiro biquíni da era moderna nasceu há 70 anos. Micheline Bernardini vestiu-o

Micheline Bernardini em 1946 durante a apresentação do biquíni de Louis Réard
Marilyn Monroe aderiu à moda dos biquínis reduzidos logo em 1946
Brigitte Bardot numa cena do filme francês de 1956 "E Deus Criou a Mulher", realizado por Roger Vadim
Jayne Mansfield numa imagem da década de 1960
A atriz Ursula Andress no filme de 007 de 1962
Raquel Welch no filme de 1966 'One Million Years B.C'
Em 1979, Bo Derek interpretou de biquíni a comédia '10 - Uma Mulher de Sonho'
Em 1983, Carrie Fisher no icónico biquíni dourada na pele da princesa Leia da saga 'Star Wars'
Angelina Jolie como Lara Croft no filme 'Tomb Raider', de 2001
A 'Bond Girl' interpretada por Halle Berry em 'Die Another Day', de 2002, reinventou o biquíni vestido por Ursula Andress no filme de 007 de 1962

Publicidade Continue a leitura a seguir

Foi ela quem ousou romper com a tradição. Dançarina no Casino de Paris, tinha então 18 anos e foi a única a aceitar o desafio proposto por Louis Réard: desfilar uma criação para a qual o estilista se inspirou no Atol de Bikini, nas ilhas Marshall, Pacífico Sul, onde quatro dias antes os norte-americanos tinham realizado a quarta explosão nuclear da História. O dia escolhido por Réard foi o de 5 de julho de 1946. O local a beira da Piscina Molitor, na capital francesa. A estrela que lhe emprestou o corpo: Micheline Bernardini.

O fato de banho dividido em duas peças – “mais pequenas do que o mais pequeno fato de banho” e até mais reduzidas do que os biquínis utilizados desde os anos 30, com cintura subida e umbigos tapados – teve ampla divulgação na imprensa internacional, contra os desejos dos mais conservadores.

Micheline Bernardini em 1946 durante a apresentação do biquíni de Louis Réard

Só a partir de meados da década de 1950 conseguiu conquistar um lugar nos guarda-roupas. Brigitte Bardot, Marilyn Monroe, Raquel Welch, Jayne Mansfield e Ursula Andress usaram-no no cinema e fora dele, ajudando a mudar as mentalidades das mulheres que naquela época começavam a acreditar serem donas dos seus próprios corpos. Mais recentemente, Bo Derek, Carrie Fisher, Angelina Jolie e Halle Berry seguiram-lhes os passos.

A vida de Bernardini não deve ter voltado a ser a mesma desde o momento proporcionado por Louis Réard. Sobre os anos que se sucederam a ter desfilado na Piscina Molitor pouco se sabe. Apenas que, nos dias seguintes, recebeu qualquer coisa como 50 mil cartas de fãs nos dias seguintes.